ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  21    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Fogo devasta hortas e pomar no Assentamento Santa Mônica

Moradores, funcionários da prefeitura e Corpo de Bombeiros se uniram para apagar as chamas

Por Cassia Modena | 13/09/2024 08:45


Um incêndio que começou ontem (12) e segue ativo hoje (13) devastou hortas e pomares, além de atingir um barracão e uma casa no Assentamento Santa Mônica, localizado na área rural de Terenos. A cidade fica a cerca de 30 quilômetros de Campo Grande.

Moradores se arriscaram carregando baldes d'água para ajudarem funcionários da prefeitura e o Corpo de Bombeiros a apagar as chamas.  "É uma tragédia", disse à reportagem um assentado que se identificou apenas como Renan.

De acordo com o prefeito de Terenos, Henrique Budke, o fogo não causou grande impacto na casa que foi atingida, mas o estrago poderia ter sido maior. "Nosso caminhão conseguiu evitar mais queima nela e a de outras residências", falou.

Não há feridos, porém, as unidades de saúde do município vão ficar abertas no fim de semana para examinar moradores que tiverem algum sintoma por terem inalado fumaça.

Vivem no assentamento cerca de 714 famílias, estima a prefeitura.

Segue queimando - A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros confirmou que viaturas continuam no local combatendo o fogo. Duas equipes compostas por militares do Rio Grande do Sul estão trabalhando. Eles vieram do outro Estado para reforçar a instituição de Mato Grosso do Sul, que está espalhada pelo Pantanal e em diversos municípios para enfrentar incêndios de grande escala.

Desde ontem, a fumaça produzida pelas chamas invadem a BR-262, nas proximidades do assentamento, e prejudicam a visibilidade. É melhor evitar a rodovia ou transitar com cuidado.

Outros assentamentos - A superintendência do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) em Mato Grosso do Sul e a do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) estimam que incêndios afetaram outros quatro assentamentos este ano, localizados em Itaquiraí, Corumbá, Naviraí, Nova Alvorada do Sul.

Coordenadora do escritório regional do MDA, Marina Nunes disse que uma comitiva será formada para encaminhar sugestão de medidas para ajudar as famílias assentadas ao ministro Paulo Teixeira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.




Nos siga no Google Notícias