Governo desapropria áreas de fazendas para contorno em Chapadão
Contorno em Chapadão vai passar por 13 trechos de fazendas
O governo estadual vai desapropriar áreas em 13 propriedades rurais de Chapadão do Sul, na região do Bolsão, para a construção de um anel rodoviário que vai tirar de dentro da cidade o tráfego pesado de veículos. O projeto foi apresentado no ano passado e hoje saiu a publicação das propriedades que tiveram trechos considerados de utilidade pública para desapropriação e serão atingidas com a obra.
Ao todo, são 321.978,21 m² em trecho da MS-306, conforme o decreto publicado no Diário Oficial. Como a rodovia foi entregue para uma empresa operar, mediante concessão pública, o governo dá poderes para a concessionária Way 306 cuidar dos procedimentos para a concretização da obra, seja por meio amigável ou necessidade de recorrer à Justiça. Conforme o governo, as despesas correrão por conta da empresa.
O texto publicado no Diário elenca todas as fazendas e a extensão que cada uma terá desapropriada. São elas: Alvorada, Boa Esperança, Nova Esperança, Aurora, Estrela I e II, Ypê e Passo Fundo. Algumas propriedades perderão mais de um trecho.
O contorno vai seguir a partir de um entroncamento da BR-060, acompanhando trecho da malha ferroviária que passa na região e adiante reencontrar a MS-306. A via atual será assumida pelo Município, que, à época em que a obra foi definida, informou que ocuparia o espaço para infraestrutura de lazer. Conforme dados do IBGE de 2021, Chapadão contava com 21 mil habitantes.
Chapadão é uma região destacada pela produção agrícola, constando entre os melhores indicadores econômicos e sociais do Estado. A região concentra trânsito de veículos pesados para o escoamento da produção do Bolsão e também veículos seguindo para demais estados do Centro-Oeste, São Paulo e Minas Gerais, que também tem divisas com cidades próximas.