ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Rodovia que "divide" Chapadão do Sul passará a contornar a cidade

O contorno vai melhorar a mobilidade, modernizar a estrutura viária e diminuir os riscos de acidente

Lucia Morel | 04/11/2022 14:42
MS-306 corta a cidade de Chapadão do Sul ao meio. (Foto: Divulgação Governo de MS)
MS-306 corta a cidade de Chapadão do Sul ao meio. (Foto: Divulgação Governo de MS)

A MS-306, que liga Cassilândia a Costa Rica, terá novo traçado e o trânsito pesado não irá mais passar por dentro do município de Chapadão do Sul, uma das cidades cortadas pela rodovia. Segundo termo aditivo de contrato, assinado entre a concessionária do trecho, Way 306, Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) e a Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), novo trecho vai contornar o município.

A estrada corta Chapadão ao meio, dividindo inclusive a população, que julga de um lado estar a parte mais abastada e do outro, a mais pobre. “Essa é uma região de trânsito pesado de cargas, não só de Mato Grosso do Sul, mas do Norte e Centro-Oeste do Brasil. O contorno melhora a mobilidade, moderniza a estrutura viária e diminui muito os riscos de acidente”, afirma o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.

Pelo ajuste contratual, a concessionária fica desobrigada da responsabilidade das obras de adequação e melhorias na travessia urbana em um trecho de 6,2 quilômetros, que serão transferidos para a prefeitura. No local, o município já divulgou que irá implantar um parque linear com diversos atrativos para a população.

Ao mesmo tempo, a Way 306 se responsabiliza pela implantação do contorno rodoviário, que vai desviar o trânsito a partir do entroncamento com a BR-060, margear a via férrea e novamente se interligar ao traçado da MS-306 alguns quilômetros adiante. A conservação do trecho urbano vai ser mantida até o início da operação do anel viário.

A agência e o EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) cuidarão em obter da União a delegação de trecho de 2,4 quilômetros da BR-060 que vai servir de ligação do entroncamento até o ponto onde começa o novo traçado a ser implantado.

A aprovação para alterar o traçado original da via aconteceu após análise técnica da Agems e o recebimento de contribuições em consulta pública que deu transparência à discussão. Chapadão do Sul tem cerca de 27 mil habitantes, segundo estimativas de 2021.

Nos siga no Google Notícias