Projeção indica que o Rio Miranda vai transbordar nas próximas horas
Nível não para de subir e alerta é para riscos de alagamentos. Defesa Civil já foi acionada.
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) emitiu alerta para o risco de transbordamento do Rio Miranda nas próximas 24 horas na cidade de Miranda – a 201 km de Campo Grande –, indicando a possibilidade de alagamento. O comunicado vale a partir das 16h desta quinta-feira (22).
O acumulado das chuvas nas últimas 48 horas na cabeceira da bacia foi de 217 milímetros, elevando o nível do Rio Miranda, com possibilidade de atingir a cota de emergência, que é de 7 metros.
Às 7h desta quinta-feira o nível do rio estava em 6,6 metros, mas a água continuou subindo em média 3 centímetros por hora, atingindo às 16h 6,87 metros. A previsão aponta que o nível continue subindo nas próximas horas.
Conforme o Imasul, às 15h45 de hoje a PCD (Plataforma de Coleta de Dados) da Estrada MT-738 registrou 10,64 metros. É o maior volume da série história. Com a subida no nível do Rio Miranda, a água invadiu as instalações lindeiras e inundiu propriedades rurais. O Imasul acionou a Coordenação de Defesa Civil para monitorar a situação.
A prefeitura de Miranda, Marlene Bossay, se encontrou nesta quinta-feira com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e expôs a situação do município. Segundo ela, é a terceira vez que os ribeirinhos precisam ser retirados de suas casas por conta da chuva.
Na reunião, Azambuja orientou que os prefeitos decretem situação de emergência rapidamente para que possa homologar e encaminhar a situação ao governo federal. "A reunião foi positiva e vimos que o governo do Estado está comprometido a ajudar os municípios", informou.