Se vestir para o sucesso funciona
Diversos estudos recentes sugerem que se vestir bem para o trabalho pode fazer maravilhas para a produtividade
Há um velho ditado que diz “Vista-se para o trabalho que você quer ter, e não para o que você já tem”. Se acredita que a vestimenta não é de fato importante, e o que vale mesmo é a competência, este texto é para você. Já aconteceu de ir ali na padaria com aquela camiseta surrada de usar em casa e, ao avistar um conhecido, se sentir constrangida (o)? É justamente sobre isso que trata a pesquisa feita por Michael W. Kraus, professor assistente de comportamento organizacional na Yale School of Management, e publicado pelo The Wall Street Journal. Não é necessariamente a roupa que faz você conseguir um cargo melhor ou conquistar os melhores resultados e, sim, como se sente mais confiante e poderoso quando se veste bem e de acordo com o que a sua profissão exige e os ambientes que frequenta.
De acordo com o estudo, pessoas que se vestem bem são mais competitivas e demonstram melhor desempenho nas tarefas. O estudo colocou 128 homens com idades entre 18 e 32 anos, origens e níveis de renda diversos, em negociações simuladas de compra e venda para verificar se o uso de tipos específicos de roupas afetava os resultados.
Os que se vestiram com calças de moletom e sandálias de plástico tiveram um lucro médio teórico de US $ 680.000, enquanto o grupo que vestiu terno obteve um lucro médio de US $ 2,1 milhões. Os vestidos mais casualmente tendem a recuar mais facilmente do outro lado da mesa, diz o estudo. Os vestidos mais formalmente se tornam cientes do respeito que estão recebendo e, também, se tornam mais fortes, de acordo com Kraus. Para ler a pesquisa completa, clique aqui.
Em um cenário competitivo como o que vivemos, e de interpretações e vivências múltiplas, é imprescindível usarmos a imagem (aparência, comportamento e comunicação) ao nosso favor. As linhas, formas, tecidos, cores, modelagens, corte de cabelo, enfim, tudo em nós transmite significados para nossos interlocutores. Por isso a consultoria de imagem é um mercado que tem crescido muito no Brasil e no mundo. O objetivo é orientar o cliente no aprimoramento do seu estilo pessoal e profissional, de acordo com o que deseja transmitir naquele momento específico, proporcionando mais confiança e autoconhecimento.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.
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