25% dos pacientes em coma têm consciência
Muitas famílias passaram pelo drama de desligar os aparelhos de alguém em coma. É uma decisão dificílima. Agora, surge mais uma variável para tornar ainda mais difícil a decisão: 25% dos pacientes em coma seguem tendo algum tipo de consciência, diz uma publicação na conceituada revista cientifica “The New England Journal of Medicine”. A pesquisa foi realizada por uma equipe internacional em seis hospitais ingleses.
Uma desconexão de fibras cerebrais.
A equipe de cientistas encontrou uma explicação para as pessoas que percebem tudo que está em seu entorno mas não conseguem se comunicar, estão presas dentro de seus próprios cérebros. Dizem que algumas fibras que deveriam conectar o tálamo com partes do córtex cerebral perderam a conexão devido a um acidente ou doença.
Choque elétrico.
Acreditam que no futuro será possível tentar a reconexão com estimulação elétrica, visando restaurar a mobilidade. Também tentarão utilizar implantes cerebrais como os que servem para que pessoas com esclerose lateral amiotrófica, completamente isoladas, recuperem certo grau de comunicação.
Mas pode ser apenas uma “fotografia”.
Todavia, se essa pesquisa traz alguma esperança para quem está em coma, os cientistas colocam um ponto de interrogação: o que eles detectaram será apenas uma “fotografia”do momento em que realizaram os testes? Um flash do momento apenas? O fato é que trouxe esperanças, mas ainda faltam muitos testes para que as famílias possam ser ajudadas na decisão de desligar os aparelhos que mantem o comatoso vivo.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.