ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, TERÇA  01    CAMPO GRANDE 30º

Em Pauta

Ana Preta, uma heroína do MS na Guerra do Paraguai

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 01/10/2024 06:40
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Na história brasileira e, principalmente, na sul-mato-grossense, prevalecem os feitos dos homens. São homens escrevendo sobre homens, sendo as mulheres, quando mencionadas, meros detalhes. Quando aparecem, quase nada contribuem para a compreensão do episódio. Na historia da Guerra do Paraguai, muitas vezes, a mulher foi omitida, quando não discriminada ou ironizada.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A heroína Ana Preta.

Ana foi uma heroína. Mas só teve o direito ao primeiro nome. A cor da pele, lembrada com preconceito, a remetia a grupos sociais de origem humilde. Veja a descrição de Ana, obviamente escrita por um homem branco: “Colocada durante o combate se desvelara com todos os feridos, tirando ou rasgando das próprias roupas o que faltava para os curativos e ligaduras. Era digno de nota e admiração. Quase todas suas companheiras tinham se escondido debaixo das carretas, onde disputavam lugar com tumulto medonho”. É importante esclarecer que muitas mulheres acompanharam seus maridos durante essa infame guerra.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Negra de coração branco.

Há outra descrição de Ana Preta bem explicita quanto ao racismo: “Foi uma autêntica heroína essa mulher de um soldado que se chamava Ana e cognominada Ana Mamuda. Era uma humilde negra de coração branco. Ligava membros dilacerados com os farrapos que lhe cobriam o próprio corpo, confortando o agonizante com as palavras que a Fé lhe inspira”.
Nos siga no Google Notícias