Aqueles que tem uma cervejaria no intestino
Pode ser o sonho de alguns, mas é uma doença. Rara, é verdade, todavia é desagradável e um tanto perigosa. O nome dessa doença é “síndrome da fermentação natural”. Ocorre quando certos fungos ou bactérias se multiplicam descontroladamente no intestino e começam a fermentar os carboidratos ingeridos.
A fermentação desejada.
Com o auxilio de leveduras - um nome genérico para fungos de uma só célula - os humanos fazem pão, pizza, bebidas alcoólicas variadas e o etanol que vai no tanque do automóvel. Se leveduras se multiplicarem loucamente, neste momento, em tua barriga e, ao mesmo tempo, você se entupir de carboidratos: você acaba de virar uma cervejaria ambulante.
Japonês descobriu.
O primeiro caso dessa síndrome foi descoberta no Japão, na década de 1.950. A partir daí, os estudos começaram. Descobriram que aqueles que tem diabetes ou cirrose são mais propensos a apresentar esse problema.
Toca antibiótico nele!
Não tem graça alguma ficar bêbado o dia inteiro sem desejar. O tratamento é relativamente simples, administram antibióticos ou antifúngicos para eliminar os micro-organismos fermentadores. Também cortam os carboidratos da alimentação, acabando com a graça das pestinhas. Imagine, ficar o dia inteiro com náuseas, visão dupla e demais sintomas da manguaça, é algo turbulento. Há aqueles advogados que tentarem ludibriar juízes com esse argumento em casos de direção embriagada, não conseguiram.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.