O homem que fundou e enriqueceu com a meteorologia
Enchentes destroem cidades, secas severas matam pessoas e animais, tornados, tempestades destruidoras….mais do que nunca, a meteorologia, a ciência do clima, tornou-se vital para a continuidade dos humanos no planeta, e decisiva para a economia. Aliada à Inteligência Artificial, ainda não se tornou o ramo cientifico mais importante do mundo devido à existência de pessoas que se negam a enxergar seu papel decisivo.
O fundador da meteorologia que enriqueceu.
Tales, um importante astrônomo, engenheiro e comerciante da cidade turca de Mileto, considerado o primeiro filosofo ocidental é apontado como um dos sete sábios mais famosos de seu tempo. Estudava a natureza visando formular uma explicação racional sobre o universo sem recorrer ao sobrenatural. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas. Como estudioso, percebeu que existiam algumas regras para o clima. Também era um excelente comerciante. Unificou seus conhecimentos sobre a natureza e o comércio ao prever uma colheita abundante de azeitonas. Rapidamente, alugou todos os “lagares” - locais onde se produziam azeite - e aguardou a safra. Chegada a hora, realugou todos esses prédios com máquinas de moer e adquiriu uma grande fortuna. Meteorologia é sinônimo de riqueza.
O seguro meteorológico dos gringos.
Nos EUA, o seguro das plantações é diretamente ligado à meteorologia. Ninguém quer depender de S.Pedro. Plantam mais ou menos em seus campos em conformidade com as previsões meteorológicas. Via de regra, uma fazenda que compra seguro leva no pacote torres determinantes para o acompanhamento das mudanças climáticas. Não vivem na dependência da roleta das chuvas que o agricultor brasileiro está viciado.
O atraso brasileiro.
A mais antiga estação meteorológica foi montada em Praga, na República Tcheca em 1.752. Nesse ano, realizaram a primeira medição do clima. Repetiram essas medições pelos 33 anos seguintes. O Brasil só teria um acompanhamento meteorológico 136 anos depois. Em 1.888, a Marinha do Brasil instalou a primeira rede meteorológica brasileira. Em 1.890, foi criado o primeiro serviço meteorológico de abrangência nacional.