O leilão da vaca que virou uma grande manifestação
Ouviram falar na vaca “Turra Coo”? Provavelmente, era a vaca mais famosa do mundo por longo período. Em muitas manifestações de fazendeiros a Turra Coo era lembrada. Muitos países guardam a memória da vaquinha como um ídolo em suas lutas contra governantes que abusam de seus poderes. A história da vaca começa no inicio do século passado em Aberdeenshire, uma pequena cidade escocesa. Tudo começou em 1.911, ano em que o governo resolveu aumentar impostos visando uma nova politica de seguros sociais.
A rebelião de um fazendeiro.
Um fazendeiro local chamado Robert Paterson, que empregava muitos homens, foi o primeiro a protestar contra a lei do governo. Ele se recusou a carimbar os cartões de seguro de seus funcionários, consequentemente, de pagar o imposto. As autoridades ficaram sabendo. Informaram que ele tinha cometido cerca de vinte ofensas às leis. Autoridade adora arrumar punições. O xerife foi à fazenda do Peterson para confiscar tudo que encontrasse. Mas só conseguiu levar a vaquinha branca Turra Coo.
Frutas e ovos podres na policia.
A vaca foi levada a leilão. Nenhum leiloeiro aceitou a missão. Tiveram de encontrar um de outra cidade bem distante. No dia, havia uma tensão no ar. Foi quando um cachorro começou a latir e a vaca se assustou, fugindo pelas ruas. A partir desse momento, a multidão que observava o leilão, começou a lançar frutas e ovos podres na policia. Outros soltaram fogos de artifício em direção dos policiais. No fim, oito trabalhadores foram presos por “conduta desordeira”. Em seguida, todos foram absolvidos por “falta de provas”. Ninguém testemunhou contra eles, todos lançaram alguma coisa nos policiais.
A vaca virou estátua.
A vaca morreu seis anos depois e se tornou um símbolo da região. Em varias cidades, estátuas da Turra foram inauguradas. Levar um cartaz, uma faixa ou uma bandeira da vaquinha branca tornou-se obrigatório nas manifestações contra governantes.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.