Inclua a ora-pro-nóbis na alimentação e tenha mais saúde
A ora-pro-nóbis, uma planta rústica típica das regiões sul, sudeste e nordeste do nosso país é uma verdadeira potência de proteínas. Incluir na alimentação essa planta rústica, fácil de cultivar, é garantia de muita saúde.
Pereskia aculeata é o nome científico da ora-pro-nóbis. Ela pode ser cultivada em vasos ou em cercas vivas. A ora-pro-nóbis tem mais proteínas do que outras verduras porque tem menos água. A cada 100 gramas de ora-pro-nóbis desidratada equivale a 3% de proteína. É rica em minerais, vitaminas e mucilagens. E por ser rica em mucilagem é uma ótima planta medicinal para casos de prisão de ventre.
Além de todo esse potencial terapêutico, a ora-pro-nóbis é muito versátil na culinária. Separei algumas receitinhas básicas com a ora-pro-nóbis:
Pão de ora-pro-nóbis
- 100 gramas de ora-pro-nóbis fresca
- 2 ovos
- 3 colheres de açúcar mascavo ou açúcar branco
- 1 pitada de sal
- Meio copo óleo de girassol ou 2 colheres de manteiga
- 250 gramas de farinha integral ou branca
- 1 copo de água
- 1 pacote de fermento biológico
Modo de preparo
Bata no liquidificador a ora-pro-nóbis, os ovos e a água. Em uma travessa misture todos os ingredientes secos. O açúcar, o sal, a farinha e o fermento. Depois misture os ingredientes molhados e vá amassando até virar desgrudar da mão e virar uma massa leve de pão. Se a farinha não for suficiente acrescente aos poucos até ser suficiente para moldar um pão. Deixe descansar até que a massa dobre de tamanho, por mais ou menos meia hora. Sove novamente e em seguida molde os pães e coloque para assar em forno quente por mais ou menos 20 minutos.
Farinha de ora-pro-nóbis
Colha 500 gramas de ora-pro-nóbis ou a quantidade que você tiver disponível. Despetale as folhas, higienize e coloque para secar em uma forma forrada com um guardanapos ou papel toalha. Deixe em um lugar escuro e fresco. Dependendo da quantidade ela desidrata em até 3 dias. Caso queira acelerar o processo pode desidratar no forno. É só ligar o forno em temperatura média e quando tiver bem aquecido desligar. Em seguida coloque a forma com ora-pro-nóbis no forno. Repita esse processo até que as folhas fiquem bem sequinhas (ligue o forno, desligue e coloque novamente a forma). Dessa forma as folhas da ora-pro-nóbis vai secando aos poucos. Depois de bem seca leve as folhas no processador e triture bem até virar uma farinha. Coloque em um pote bem fechado e use para finalizar saladas, mingau, pães, sucos e chás. A farinha é versátil e pode ser misturada também no sal para temperar.
Frango com ora-pro-nóbis
- 1 quilo de coxa e sobrecoxa de frango (pode fazer também com todas as partes do frango, depende do gosto)
- 2 dentes de alho
- Folhas de manjerona ou sálvia para temperar
- Limão e sal a gosto
- 200 gramas de folhas de ora pro nóbis fresca.
Modo de preparo
Tempere bem o frango com alho, sal, limão e ervas. Deixe descansar por mais ou menos 40 minutos. Em seguida, em uma panela grande coloque um fio de azeite ou óleo e vá selando o frango. Tampe a panela e deixe cozinhar até que o frango fique macio. Quando tiver cozido, acrescente as folhas frescas de ora-pro-nóbis e vá mexendo bem. Desligue o fogo e sirva em seguida. Fica muito saboroso!
(*) Márcia Chiad é Jornalista, Agricultora Urbana, apaixonada por plantas comestíveis e idealizadora do Recanto das Ervas. Siga nas redes: @marciachiad e @recantodaservas. Acesse: www.marciachiad.com.br.