Falta de asfalto impede até coleta de lixo em bairros da Capital, diz morador
Relatos encaminhados ao Campo Grande News evidenciam falta de condições em bairros da cidade
A falta de pavimentação de ruas de bairros de Campo Grande tem provocado diversos transtornos para os moradores. No Bairro Oliveira I, o morador Thiago Luis Grieger, de 37 anos, afirma que até o serviço de coleta de resíduos possui problemas em algumas das vias.
Na Rua João Ribeiro Guimarães, por exemplo, é praticamente impossível sair de casa com o carro, segundo ele. “Minha sogra faz hemodiálise e fica difícil sair de casa. Bem na esquina, está cedendo”.
Ele encaminhou vídeo que exibe veículo atolado na via pública na tarde desta terça-feira (7). Thiago narra que um vizinho deixou o carro em outra rua, já que a via estava intransitável, e acabou furtado. “A gente que é trabalhador deixa o carro na rua e tem uma preocupação de ainda ser roubado”.
“O bairro sempre teve alguns problemas. Foram prometidos asfalto, mas era só promessa. Agora, os rapazes começaram a trabalhar, fazer a parte de drenagem nas ruas, mas escolheram uma época péssima, porque é só chuvarada”.
O morador comenta que os trabalhos têm sido feitos durante a época de chuvas. As aulas devem começar em breve e o transporte de alunos também deverá se comprometer, diz ele.
A autônoma Letícia Conceição Coronel Villalba, de 34 anos, possui um estabelecimento de beleza na casa em que vive, no Portal Caiobá, e relata que já perdeu muitos atendimentos por conta da condição das vias. "Esse bairro é antigo, todo os demais ao redor são asfaltados e aqui, nada. As ruas já não eram boas, quando chove é muita lama, mas desde que a Águas veio fazer instalação de rede de esgoto, as ruas viraram um pesadelo.
Cheio de valetas e, quando chove, fica ainda pior, pois fica difícil enxergar por onde passar. Graças a Deus que tenho carro, pois se dependesse de andar a pé nessas ruas, iria sofrer. Moro aqui no bairro há mais de 20 anos e estamos esquecidos aqui", afirma Letícia.
Procurada, a Prefeitura de Campo Grande ressalta que tem trabalhado ininterruptamente para atender às demandas de manutenção das vias públicas que se intensificaram neste período de constantes chuvas.
"Toda e qualquer reclamação sobre pontos de alagamento, buracos no pavimento, necessidade de encascalhamento e patrolamento, que chegam através dos canais de comunicação da prefeitura (ouvidoria, 156, entre outros), provoca o envio de equipes da Sisep [Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos] para avaliação do problema e a consequente calendarização para o reparo ou manutenção da via em questão."
O município afirma que o cronograma para atendimento das demandas é determinado por critérios técnicos e logísticos que orientam a prioridade e emergência de cada caso. "No entanto, todos serão atendidos no mais curto prazo possível, sempre observando o cronograma e os critérios técnicos mencionados."
(*) Matéria editada às 12h20 de 8 de fevereiro de 2023 para acréscimo de informações.
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.