ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 33º

Direto das Ruas

Materiais de construção são deixados em cima de piso tátil de escola

Escola fica a três quadras da sede da Associação de Mulheres com Deficiência de MS

Mylena Fraiha e Lucia Morel | 20/06/2023 17:26

Moradores flagraram materiais de construção na calçada do Colégio Adventista, localizada na Avenida Cuiabá, no bairro Leblon, que atrapalham a passagem de pedestres e de pessoas que utilizam o piso tátil. O registro foi feito no começo da tarde desta terça-feira (20).

De acordo com a moradora Bianca Bianchi, de 36 anos, desde domingo (18), montes de pedra britada, areia e paletes foram encontrados na calçada do colégio, impedindo o fluxo livre de pedestres. Além disso, os materiais estavam sobre o piso tátil, prejudicando ainda mais a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

"No domingo pela manhã, eu passei com os cachorros ali em frente ao colégio e tinha dois montes, um de pedra e outro de areia em cima da calçada. E uns paletes de tijolinhos em cima do piso tátil", explica a moradora.

A situação também se repetiu em outro estabelecimento vinculado à Igreja Adventista, a loja Novo Tempo Store, localizada na mesma quadra, na Rua Tapirapes. Nesse caso, um monte de britas foi encontrado obstruindo a calçada, também sobre o piso tátil.

Bianca relata que mora na região e sempre faz passeios com sua mãe, que faz uso de cadeira de rodas. "Eu moro ali no Jardim Leblon e sempre passeio com os cachorros e com a minha mãe, que é cadeirante", disse ela.

A três quadras do colégio, na Avenida Cuiabá, também se encontra a sede da AMDEFMS (Associação de Mulheres com Deficiência de Mato Grosso do Sul). Para a presidente da associação, Mirella Ballatore, esse descuido por parte da instituição religiosa é um "desrespeito" e "mau exemplo" para os estudantes.

"Isso é um desrespeito às pessoas com deficiência visual, às pessoas com mobilidade reduzida, aos idosos, ou seja, é um total desrespeito e um mau exemplo para os alunos, pais e responsáveis. Estou indignada", comenta Mirella.

Resolução - A equipe de reportagem tentou entrar em contato com o Colégio Adventista e com a loja Novo Tempo Store, ambas ligadas à Igreja Adventista do Sétimo Dia em Campo Grande, para obter um posicionamento sobre o incidente.

De acordo com a assessoria de imprensa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, amanhã (21) de manhã, toda a areia e pedras serão retiradas do passeio público. A instituição religiosa também pediu desculpas pelo transtorno.

Nos siga no Google Notícias