ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Com 153 mil cadastrados neste ano, "conta de luz zero" é prorrogada até 2026

Um dos requisitos do programa é ter consumo mensal de até 220 kWh

Por Izabela Cavalcanti | 22/12/2023 08:38
Conta de luz da Energisa de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Conta de luz da Energisa de Mato Grosso do Sul (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O programa “Energia Social: Conta de Luz Zero”, voltado para famílias de baixa renda, foi prorrogado até 2026, com vigência a partir de março de 2024. Neste ano, o programa pagou, em média, 153 mil contas por mês. A lei sancionada foi publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (21).

Todos os interessados em participar deverão proceder ao recadastramento na Secretaria de Estado responsável pelas Políticas Públicas de Assistência Social, entre 10 de janeiro de 2024 a 10 de março de 2024.

O beneficiário deve preencher requisitos como: residir em imóvel que pertença à classe de consumo “residencial - Subclasse Residencial Baixa Renda”; tenha como consumo mensal até 220 kWh, observada a periodicidade de leitura prevista pelo órgão regulador; não ser proprietário de mais de um imóvel residencial urbano ou rural.

Também precisa participar do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal; estar inscrito em cadastro próprio do programa e ainda ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até dois salários mínimos.

A lei também garante que o programa seja estendido às famílias que tenham pessoas com patologia cujo tratamento médico requer o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para seu funcionamento, demandam consumo de energia elétrica. A pessoa precisa morar na mesma casa.

A Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), responsável pelo programa, criará uma unidade interna para verificar a conformidade, que realizará a verificação, a conferência e o controle do cumprimento dos requisitos previstos na lei, sem prejuízo das atribuições dos demais órgãos de controle.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias