MS mantém liderança nas exportações de tilápia no 1º semestre, diz Agricultura
Estado respondeu por 36% do volume de vendas externas, tendo os Estados Unidos como principal mercado
Mato Grosso do Sul segue na liderança na exportação, segundo o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). No primeiro semestre de 2021, o Estado exportou US$ 2,077 milhões em tilápias congeladas e filés de tilápia (frescos, congelados e refrigerados).
Esse valor representa 36,74% do volume das exportações brasileiras, conforme o boletim da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) divulgado nesta segunda-feira (26). No total, o Brasil exportou entre janeiro e junho US$ 5,653 milhões.
O principal destino do pescado produzido em Mato Grosso do Sul foram os Estados Unidos que respondeu por aproximadamente 90% do faturamento, seguido pelo Canadá com 10%. Pará e Paraná são, respectivamente, o segundo e terceiro estados que mais exportaram no período.
Apesar dos números expressivos, houve uma queda de 34,79% no volume em comparação com o primeiro semestre de 2020. No ano passado, o Estado destinou 486 toneladas do pescado para o mercado externo, frente às 316 toneladas deste ano.