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Economia

Perfil muda e casais representam 40% da procura por turismo de pesca

Mariana Rodrigues | 19/05/2015 07:45
Mulheres tomaram gosto pelo esporte e agora acompanham os maridos. (Foto: RaquelTur)
Mulheres tomaram gosto pelo esporte e agora acompanham os maridos. (Foto: RaquelTur)

O perfil do turista que visita Corumbá - distante a 419 km de Campo Grande, tem mudado ao longo do tempo. O município que se destaca pelo turismo de pesca, geralmente procurado pelo público masculino, abriu espaço para casais resultando em aumento de 40% na procura de 2014.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Corumbá, Helenemarie Dias Fernandes, essa mudança está sendo gradativa, mas o público predominante ainda é o masculino, mesmo as mulheres não deixando nada a desejar com relação a pesca. "Hoje as mulheres pescam muito bem, elas estão se inserindo cada vez mais nesse meio", comentou.

O fato do turismo na cidade agora envolver a família, fez com que o fluxo aumentasse em 4,5% no período de 2013 a 2014. Consequentemente, a economia também começou a colher os frutos desse novo perfil do turista, Helenemarie disse que a modalidade movimentou cerca de R$ 100 milhões somente no ano passado.

A empresária Raquel Amaral, vem notando a mudança de público há quatro anos, porém nos dois últimos anos ela verificou que 40% do público que sua agência atende é voltado para casais. "Todo ano temos grupos formados por casais, inclusive são as mulheres que ligam para agendar horários e programar os passeios", afirmou.

O fato do turismo na cidade agora envolver a família, fez com que o fluxo aumentasse em 4,5% no período de 2013 a 2014. (Foto: RaquelTur)
O fato do turismo na cidade agora envolver a família, fez com que o fluxo aumentasse em 4,5% no período de 2013 a 2014. (Foto: RaquelTur)

Raquel comenta que a única mudança que teve que fazer para se adaptar ao novo público foi com relação aos guias de pesca. "Eles estavam acostumados a atender os maridos, agora eles atendem as esposas também".

A empresária acredita que antes as mulheres não tinham a oportunidade de acompanhar seus maridos nesse tipo de viagem, mas de um tempo para cá isso mudou e fez com que as mulheres descobrissem o gosto pelo esporte. "Hoje elas fazem questão de participar e dão um show. Algumas pescam até melhor do que os próprios maridos", disse.

Opções - Helenemarie afirma que hoje o turista apresenta dois perfis, aqueles que vão até Corumbá para ficar em cruzeiros e outros que preferem visitar os polos turísticos da cidade. E como tem aquelas mulheres que acompanham seus maridos e não gostam de pescar, têm a opção do barco-hotel, que oferece programação diferenciada. "Hoje há esse amadurecimento, o que facilita a família viajar unida", comentou.

Conforme informou a diretora-presidente da Fundação de Turismo, os empresários oferecem ofertas diversificadas para atender as mulheres que não pescam, mas querem acompanhar seus maridos. "Não há nível nenhum de preconceito, as mulheres lidam muito bem com a pesca, e aquelas que não gostam de praticar o esporte tem a possibilidade de encontrar outras opções que lhe agradem", finalizou.

Cruzeiro Fluvial - É um serviço idealizado por algumas empresas, que oferecem vários dias a bordo de uma grande embarcação, que percorre várias regiões pantaneiras. Paulo Duarte (PT), prefeito de Corumbá, disse que a iniciativa tem surtido efeito positivo para o município. "Com foco na família, essa iniciativa melhora a economia e a preservação ambiental, pois notamos que os turistas têm praticado voluntariamente o pesque-solte", disse.

O turista apresenta dois perfis, aqueles que vão até Corumbá para ficar em cruzeiros e outros que preferem visitar os polos turísticos. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Portal da Prefeitura de Corumbá)
O turista apresenta dois perfis, aqueles que vão até Corumbá para ficar em cruzeiros e outros que preferem visitar os polos turísticos. (Foto: Renê Marcio Carneiro/ Portal da Prefeitura de Corumbá)
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