Por água, terra ou ar, 21 obras são previstas para conectar MS ao mundo
Relatório divulgado pela pasta de Simone Tebet confirma projetos de ferrovia, hidrovia, rodovias e aeroportos
O lançamento do relatório 2024 do projeto Rotas de Integração Sul-Americana pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) revelou importantes obras de infraestrutura que serão executadas em Mato Grosso do Sul. Com 21 projetos previstos para o estado, entre rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos, o estado se insere como um ponto estratégico nas ações voltadas para a integração da América do Sul.
RESUMO
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O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) lançou o relatório 2024 do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, destacando 21 projetos de infraestrutura para Mato Grosso do Sul, incluindo rodovias (como a BR-419/MS e a relicitação da BR-163/MS), hidrovias (dragagem do rio Paraguai), ferrovias (Nova Ferroeste) e aeroportos. Essas obras, inseridas no Novo PAC, visam melhorar a conectividade e o desenvolvimento econômico, fortalecendo o comércio com países vizinhos e reduzindo custos logísticos, com impactos econômicos esperados a partir de 2026. O investimento total previsto é de R$ 4,5 bilhões para os projetos em estados de fronteira.
Esses projetos fazem parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), uma iniciativa do governo federal que visa melhorar a conectividade e promover o desenvolvimento econômico das regiões de fronteira. Para Mato Grosso do Sul, as obras serão fundamentais para aprimorar a logística regional e fortalecer o comércio com os países vizinhos.
Entre as iniciativas mais relevantes, destaca-se a construção de trechos da BR-419/MS e a relicitação da BR-163/MS, conhecida como a "Rota do Pantanal". Esse trecho da rodovia é uma das principais vias de escoamento de grãos, como soja e milho, do Centro-Oeste para os portos do Brasil e do exterior. O investimento na infraestrutura rodoviária é essencial para reduzir custos e aumentar a competitividade da produção agrícola da região.
No campo das hidrovias, um dos projetos mais aguardados é a dragagem do Tramo Norte do Rio Paraguai, entre os municípios de Corumbá (MS) e Cáceres (MT). Com 700 quilômetros de extensão, esse trecho atualmente é utilizado por embarcações de pequeno porte, mas a dragagem permitirá a navegação de barcaças maiores, facilitando o transporte de grãos, minérios e fertilizantes até os portos marítimos da Argentina e do Uruguai. A medida vai reduzir o custo logístico para os produtores e expandir o acesso aos mercados internacionais.
Em termos de ferrovias, o estado está integrado no projeto da Nova Ferroeste, que visa conectar o Paraná a Mato Grosso do Sul, passando por municípios como Amambaí, Dourados e Maracaju. A ferrovia terá um impacto significativo, permitindo o transporte de cargas pesadas de forma mais eficiente e abrindo novas possibilidades de interligação com outros estados do Brasil e países vizinhos, como Argentina e Paraguai.
O setor aeroportuário também é contemplado com investimentos, com projetos de melhoria e expansão de aeroportos em Ponta Porã, Dourados, Corumbá e Campo Grande. Essas intervenções irão aumentar a capacidade de transporte aéreo no estado, facilitando a movimentação de pessoas e mercadorias, especialmente no contexto de integração com os países sul-americanos. Confira todas as obras abaixo.
De acordo com João Villaverde, secretário de Articulação Institucional do MPO, o relatório 2024 serve como uma ferramenta de controle social e permite que a população acompanhe o andamento das obras no estado.
Ele destaca que as obras foram moldadas a partir da escuta ativa dos estados de fronteira e países vizinhos, um processo que, segundo o secretário, tem como objetivo garantir que as ações atendam às reais necessidades locais e regionais.
A ministra Simone Tebet, em mensagem no lançamento do relatório, afirmou que os projetos de infraestrutura têm um papel fundamental no fortalecimento do comércio regional e na criação de novas oportunidades para os estados fronteiriços. Ela ressaltou que as obras do projeto Rotas de Integração Sul-Americana podem gerar importantes impactos na economia local já a partir de 2026.
O relatório 2024 também apresentou a destinação de recursos para cada uma das 190 obras previstas para os estados de fronteira. O orçamento do próximo ano prevê a destinação de R$ 4,5 bilhões para esses projetos.
O grande pacote de integração conta com 65 rodovias federais, 40 hidrovias, 35 aeroportos, 21 portos, 15 infovias, nove ferrovias e cinco linhas de transmissão de energia elétrica. Essas 190 obras contemplam desde investimentos diretos do governo federal a concessões ao setor privado. Confira as rotas abaixo.
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