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Educação e Tecnologia

Em três dias, mil inscritos contestam prova da Fapec

Prazo para recorrer a redação zerada terminou no domingo (14)

Por Gustavo Bonotto | 15/01/2024 21:02
Estudantes em "aulão" gratuito que antecedeu aplicação das provas. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)
Estudantes em "aulão" gratuito que antecedeu aplicação das provas. (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Com o fim do período administrativo, a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Cultura) divulgou o balanço de recursos abertos após 6.203 estudantes terem a redação zerada no Vestibular UFMS 2024. Segundo a nota enviada à imprensa, entre 12 e 14 de janeiro, 1.169 inscritos no certame contestaram o resultado preliminar.

Alvo de críticas, a fundação responsável pela aplicação e correção das avaliações disse à imprensa que a alta distribuição das notas baixas se deu ao não cumprimento de critérios básicos na estrutura da redação. Foram eles: adequação ao tema, organização textual, estrutura dissertativo-argumentativa, coesão e emprego da norma padrão.

"A adequação temática é um dos primordiais critérios para a avaliação. No caso de fuga ao tema, por exemplo, o texto não é considerado pela banca avaliadora e o candidato recebe a nota padrão de 100 pontos”, discorreu a Fapec.

Nenhum inscrito na principal porta de entrada da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) tirou pontuação máxima na versão presencial, segundo o documento que pode ser acessado clicando aqui. Conforme apurado pela reportagem, a listagem de notas zero não abrange aqueles que fizeram a prova digital, uma vez que a aplicação foi de responsabilidade da Fundação Vunesp.

Vale lembrar que o resultado final da seleção, com o retorno sobre os recursos, será divulgado no dia 26.

Demanda - Professores que orientam os estudantes reclamaram que a Fapec não disponibiliza um modelo de recurso, depois de propor um “tema muito abrangente com várias possibilidades de interpretação”, o que dificultaria o processo.

Entre as queixas apresentadas à reportagem, profissionais da educação pontuaram que essa já é a quinta edição do vestibular que não oferece o modelo de recurso e apresenta apenas uma nota e não as de dois avaliadores, como é de costume entre as demais bancas do país. Na edição do ano passado, os alunos também se queixaram da situação.

Desta vez, o vestibular teve 14.701 participantes, ou seja, 42,6% obtiveram nota zero na redação. Além de situações quanto à adequação ao tema, em todos os anos há diversos outros casos que levam à nota zero.

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