Plataforma da UFMS volta ao ar, mas alunos relatam problemas em acesso
Após oito dias do ataque, parte dos sistemas da universidade continua fora do ar
Após 72h de previsão de retorno, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) continua com sistemas funcionando parcialmente. Apesar de a página principal da instituição ter voltado ao ar, a plataforma virtual AVA apresenta erros de login e o sistema que registra presenças e avaliações continuam caídos. As páginas da instituição caíram após um ataque cibernético no dia 24. Nesta segunda-feira (2), há relatos de que a internet cabeada da universidade foi retomada, mas o wi-fi continua desligado.
Com mais de 24 mil alunos matriculados na instituição, a rotina dos estudantes teve bastante impacto após a queda dos sistemas virtuais, até o empréstimo de livros da biblioteca precisou ser suspenso pela falta de plataforma. O ticket do restaurante universitário passou a ser registrado em folha, a internet wi-fi foi desligada e alunos do ensino à distância diretamente afetados com a falta do AVA.
O estudante Guilherme dos Santos, 23 anos, relata que após a queda dos sistemas virtuais está impossibilitado de assistir às aulas que estavam disponíveis na plataforma. "Minhas aulas estão todas no AVA e apesar de conseguir acessar o site hoje, aparece que meu login está incorreto", comentou. Outros alunos comentaram estar com o mesmo problema.
Entenda - Os problemas tiveram início na madrugada do dia (24), quando a universidade foi vítima de um ataque cibernético nos servidores que armazenam os sistemas institucionais e senhas dos e-mails e drives. Para mitigar os riscos, foram retirados todos os sistemas computacionais da UFMS. Além disso, foi instalado um gabinete de crise, acionado o Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital do Governo Federal, e comunicado à Polícia Federal e à Procuradoria Federal.
No sábado (30), apenas a página principal da instituição havia voltado ao ar, mas sem acesso às plataformas principais. Hoje (2), é possível abrir o AVA, mas não é possível acessá-lo. O Siscad, local em que são registradas presenças e notas de avaliações, permanece inacessível.
O Campo Grande News tentou contato com a UFMS, mas não teve retorno até a publicação do material. O espaço segue aberto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.