Pandemia: 69% afirmam que ainda não voltaram à vida social normal
Com cerca de metade da população do Estado já imunizada, maioria dos leitores garante que ainda toma cuidados
A maioria dos leitores que responderam última enquete do Campo Grande News afirma que a vida social ainda não voltou ao normal, em comparação com o que era antes da pandemia da covid-19.
Essa enquete foi feita tendo em vista o índice de imunização de Mato Grosso do Sul - o maior do País - de aproximadamente 49% da população total. Isto é, de todo mundo que vive no Estado, quase metade já tomou duas doses ou recebeu a dose única.
Conforme o resultado, 69% não voltaram à vida social normal, enquanto os demais 31% confirmam que já têm retornado hábitos e práticas de antes do período pandêmico.
No entanto, vale ressaltar que medidas de prevenção ainda são recomendadas por especialistas e autoridades em saúde. Em coletiva feita ontem, a secretária-adjunta de Saúde, Crhstinne Maymone, ressaltou que a variante Delta, recentemente confirmada no MS, levanta preocupações em relação a esses bom desempenho.
"Ela [variante Delta] possui transmissão muito superior à outras variantes. Há estudos que indicam que ela é seis vezes mais transmissível que outras variantes", diz, ao lembrar que outras medidas não farmacológicas podem ser adotadas. "Uso adequado de máscara, nada de máscara abaixo do nariz, lavagem das mãos e distanciamento físico, de 1,5 metro, e evitar estar em locais onde tenham aglomerações", preconiza.