ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Brasil conquista três medalhas na natação dos Jogos Paralímpicos

Gabriel Araujo foi campeão nos 100 metros costa da classe S2 da natação e levou a primeira medalha brasileira

Por Gabriel de Matos | 29/08/2024 15:40
Brasil conquista três medalhas na natação dos Jogos Paralímpicos
Nadador Gabriel Araujo ganhou a primeira medalha do Brasil nos Jogos (Foto: @wander_imagem/CPB)

No primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Brasil conquistou três medalhas (uma de ouro, uma de prata e uma de bronze). A primeira foi com o nadador Gabriel Araujo, o Gabrielzinho, nos 100 metros costas na classe S2. Ele fez o tempo de 1min53s67. O russo Vladimir Danilenko (que compete como atleta neutro) ficou com a prata e o chileno Alberto Diaz foi bronze.

Gabrielzinho foi o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura. Ele era favorito ao ouro na prova desta quinta-feira (29).  Na primeira metade da prova, já tinha mais de três segundos de frente para os demais. Depois, manteve o ritmo e venceu. Além disso, bateu o recorde das Américas.

O nadador é mineiro, nascido em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte. Ele ainda tem mais quatro provas para nadar em Paris: os 50 metros costas e 200 livre na classe S2, além dos 50 livre e 150 medley na S3, classe com atletas com um grau de comprometimento menor que a S2.

Brasil conquista três medalhas na natação dos Jogos Paralímpicos
Gabrielzinho com a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos (Foto: @wander_imagem/CPB)

A prata brasileira foi com Phelipe Rodrigues nos 50m livre da S10. Essa foi a 9ª vez que ele levou uma medalha paralímpica. Ele medalhou em Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2026 e Tóquio 2020. Ele fez a prova dos 50m livre de Paris em 23s54.

Já o bronze foi de Gabriel Bandeira nos 100m borboleta da classe S14, a quinta medalha de sua carreira. O tempo foi de 55s08 para conquistar o bronze nos 100m borboleta. O ouro ficou com o dinamarquês Alexander Hillsouse com 54s61, e a prata com o australiano William Ellard com 54s86.

O Brasil é o 7º colocado no quadro de medalhas. A liderança é da China, que tem quatro medalhas de ouro e uma de prata. Foram distribuídas 33 medalhas até o momento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias