Mano convoca seleção com 6 novidades após fracasso na Copa América
O técnico Mano Menezes anunciou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, a lista de convocados para o amistoso da seleção brasileira contra a Alemanha, marcado para o dia 10 de agosto, em Stuttgart.
Foi a primeira convocação depois da eliminação diante do Paraguai na Copa América. A relação tem seis novidades em relação aos atletas que disputaram o torneio.
As surpresas são o zagueiro Dedé, do Vasco, os volantes Luiz Gustavo, do Bayern de Munique, e Ralf, do Corinthians; os meias Fernandinho, do Shakhtar Donetsk e Renato Augusto, Bayer Leverkusen, além do atacante Jonas, do Valencia.
Em relação ao grupo que foi chamado para a Copa América saíram o goleiro Jéfferson, do Botafogo, o lateral esquerdo Adriano, do Barcelona, o zagueiro Luisão, do Benfica, o volante Sandro, do Tottenham, além dos meias Elano, do Santos, e Jádson, do Shakhtar Donetsk.
Mano ainda não sabe se poderá contar com o volante douradense Lucas Leiva, do Liverpool, por conta da expulsão contra o Paraguai.
"O Ralf é um volante de contenção e temos a situação do Lucas, que está em aberto. Também perdemos o Sandro, que era o segundo jogador da posição. Ele (Ralf) é um jogador que conheço, sei do seu potencial e por isso foi convocado pela primeira vez", disse Mano, segundo informações do site Terra, ao explicar a opção pelo volante corintiano.
A convocação da seleção brasileira deve causar desconforto no Santos por conta da presença de Ganso e Neymar na lista. A diretoria do Peixe defendia a dispensa dos jogadores, já que o amistoso está marcado para o mesmo dia do clássico entre Santos e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.
Era Mano - O amistoso contra os alemães será o 13º da era Mano Menezes. Sob o comando dele, o time verde-amarelo obteve seis vitórias, duas derrotas (França e Argentina) e quatro empates.
Além do amistoso contra a Alemanha, a seleção pentacampeã mundial ainda enfrentará em 2011 a Argentina, em duas oportunidades, e o México. Itália e Espanha também podem ser adversárias.
Os duelos contra a rival Argentina ocorrerão nos dias 14 e 21 de setembro, com um grupo de atletas que atuam no Brasil, pela Copa Rocca. O embate diante do México será no dia 11 de outubro, na cidade de Torreón.
Lista de convocados
Goleiros: Júlio César (Inter de Milão) e Victor (Grêmio)
Laterais: André Santos (Fenerbahce), Daniel Alves (Barcelona) e Maicon (Inter de Milão)
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Lúcio (Inter de Milão) e Thiago Silva (Milan)
Meio-campistas: Elias (Atlético de Madri), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Lucas (São Paulo), Lucas Leiva (Liverpool), Luiz Gustavo (Bayern de Munique), Paulo Henrique Ganso (Santos), Ralf (Corinthians), Ramires (Chelsea) e Renato Augusto (Bayer Leverkusen);
Atacantes: Pato (Milan), Fred (Fluminense), Jonas (Valencia), Neymar (Santos) e Robinho (Milan)