ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Candidatos mais novos nestas eleições parecem adolescentes

Por Anahi Zurutuza, Fernanda Palheta, Jheferson Gamarra e Caroline Maldonado | 03/09/2024 06:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Mais jovens – Entre os candidatos registrados em Campo Grande, dois se destacam pela pouca idade: Daniel Batista Rodrigues (PRD) e Pedro Thiago Marino Falcão (PC do B), ambos nascidos em 2004. Eles estão concorrendo a uma vaga na Câmara Municipal. O mais jovem, Daniel Batista, nascido em 21 de abril em Rio Verde do Mato Grosso, ainda não concluiu o ensino fundamental. Já Pedro Thiago, nascido em 16 de fevereiro, concluiu o ensino médio e se identifica como gay.

Munição – Faltando menos de 15 dias para o julgamento dos acusados de envolvimento na execução de Marcel Costa Hernandes Colombo, 31, que ficou conhecido como “Playboy da Mansão”, defesas e acusação começam a mostrar as “armas” que levarão para o Tribunal do Júri. Pelas regras “do jogo”, tudo o que será exibido em plenário tem de ser anexado ao processo.

Manchetes - Nesta segunda-feira (2), o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que irá para o julgamento com a missão de condenar Jamil Name Filho, Marcelo Rios e Everaldo Monteiro de Assis pelo assassinato, informou que poderá exibir aos jurados cinco matérias jornalísticas, sendo duas delas publicadas pelo Campo Grande News.

Ganhando melhor - Centenas de servidores lotados na Semed (Secretaria Municipal de Educação) receberam promoção por tempo de serviço, conforme publicado na segunda-feira (2) no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). Alguns estavam sem promoção desde 2019, de acordo com a relação. A mudança acabou coincidindo com o período eleitoral, em que a prefeita Adriane Lopes (PP) busca a reeleição.

Fake news - A Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul determinou que um jornal local retire postagem patrocinada que divulgava fake news contra Rose Modesto, candidata à prefeitura de Campo Grande. A publicação alegava falsamente que Modesto havia votado a favor do aumento do fundo eleitoral. A defesa da candidata provou que ela, na verdade, votou contra. O juiz David de Oliveira Gomes Filho ordenou a suspensão imediata do impulsionamento da notícia e a remoção do conteúdo falso, sob pena de multa por propaganda eleitoral irregular.

Puxando a fila - A concessão da chamada Rota da Celulose, envolvendo as BRs 262 e 267 e as MSs 040, 338 e 395, abre a fila para projetos de concessão ao setor privado do Governo do Estado. Foi firmado contrato com a B3, da Bolsa de São Paulo, para leilão de cinco projetos que estão na carteira do Executivo. Depois das estradas, a sequência deve ser a terceirização de gestão de parques estaduais, como o das Nações e o Aquário do Pantanal, a de hospitais e outros que surgirem. Os temas de interesse do Governo ficam expostos no site do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas).

Animador de plateia - O deputado estadual Paulo Correia (PSDB) usou seu tempo de falar durante evento ontem com o governador Eduardo Riedel (PSDB) para animar a plateia e mostrar o quando adora o chefe do Estado. Com o auditório do local, preparou os agentes comunitário de saúde dizendo que iriam fazer um grito de guerra: "Eu digo Eduardo e vocês falam Riedel".

Coitado do Sílvio - Quando o secretário de Saúde, Maurício Simões, foi fazer seu discurso começou pedindo desculpas, pois "não tem essa habilidade com a plateia como o deputado". Ele lembro do maior comunicador da televisão brasileira, Sílvio Santos, que faleceu no dia 17 de agosto. "Sílvio Santos se mexeu na tumba", disse arrancando risadas e aplausos.

Incendiários no alvo - A Polícia Federal está focada em identificar quem provoca incêndios florestais. O diretor geral da instituição, Andrei Augusto Passos Rodrigues, noticiou a existência de 32 inquéritos até a quarta-feira, sendo que três eram recentes, das queimadas registradas na semana passada em São Paulo. A PF no Estado não dá detalhes, mas aponta que são cerca de 20 procedimentos em MS.

Criminosos - Rodrigues espera que o percentual de sucesso nas investigações, próximo de 90%, se reflita também na elucidação dos casos envolvendo a destruição da natureza, mas ele lamenta que as penas mais leves para crimes ambientais impedem a obtenção de algumas medidas mais duras da Justiça para as investigações, como acontece com as organizações criminosas, se acatada pelo relator, senador Eduardo Braga (MDB/AM), atende o setor de locação de equipamentos e democratiza o acesso a aparelhos de ponta, além de solucionar o problema de ociosidade de milhares de dispositivos que hoje consomem recursos do poder público.


Nos siga no Google Notícias