Michelle Bolsonaro “mela” 1º debate entre candidatas
Melou – A vinda de Michelle Bolsonaro a Campo Grande como reforço à campanha da prefeita Adriane Lopes (PP) deve transformar o primeiro debate do 2º turno em uma entrevista com Rose Modesto (União). A previsão é que o evento com a ex-primeira-dama comece às 10h, enquanto o encontro entre as candidatas está marcado para iniciar às 10h45, mas a equipe de Adriane já preparou comunicado informando que a chefe do Executivo cancelará sua participação.
Traumatizada – A prefeita Adriane Lopes (PP) revelou durante entrevista à rádio Educativa UCDB, nesta quarta-feira (16), que decidiu investir em Educação como prioridade, porque não concordava com o sucateamento da área no município e por ter lembranças ruins da infância. “Eu tenho trauma de carteira quebrada. Quando eu era criança, eu fui na escola e sentei em uma carteira quebrada, cai e rasgou todo o meu queixo. Tenho essa cicatriz até hoje. Por isso investi em compra de material escolar”.
Amizade – A mudança “repentina” do apoio do vereador João Rocha (PP) no segundo turno das eleições municipais de Campo Grande foi guiada pela amizade. Pelo menos essa foi a versão que o deputado Lídio Lopes (sem partido) diz ter recebido do ex-secretário da prefeita e candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP). “A gente sempre trabalhou com muita tranquilidade e independência, o processo é democrático. Ele disse que tinha uma amizade com a Rose, a gente entendeu, normal”, disse.
“Por renovação” – Após o PSDB liberar para que os vereadores e filiados escolhessem livremente entre as candidatas à Prefeitura de Campo Grande, dois dos eleitos já declararam o apoio à Rose Modesto (União Brasil). Um deles foi Flávio Cabo Almi, que aproveitou até para acompanhar a candidata em uma das agendas nesta quarta-feira (16). Ao Campo Grande News, Flávio afirmou que é morador da periferia e ouviu o eleitorado da região da Cohab que anseiam por renovação na política.
Mistério – Enquanto uns declaram o apoio abertamente desde o início da corrida pelo 2° turno, outros preferem fazer suspense. O terceiro mais votado do PSDB, Juari Lopes Pinto, o Professor Juari, publicou no Instagram a capa de um jornal, feito por inteligência artificial, dizendo que fará um grande anúncio na quinta-feira (17) para divulgar qual candidata receberá o seu apoio.
Tramitação rápida – Os deputados estaduais garantiram celeridade na tramitação dos projetos do Governo de Mato Grosso do Sul. Dois dos três textos enviados nesta terça-feira (15) para a Assembleia Legislativa já foram distribuídos na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) e a proposta que une cargos de perícia em uma mesma carreira teve acordo dos líderes para ser aprovado até o fim do mês.
Spoiler – Uma dica foi suficiente para quebrar o sigilo de uma das homenageadas do presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP). Durante a reunião da CCJR, o relator do projeto, deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD) disse que o título de cidadã sul-mato-grossense seria entregue para uma mulher que “se destaca pela atuação na área pública em Bataguassu”. Com a mão no colega, o deputado Pedro Caravina (PSDB), Pedrossian indicou que a esposa do parlamentar e prefeita eleita na cidade, Wanderleia Caravina vai receber a honraria. “Nós não podemos dizer quem que é, não é Caravina?”, disse entre risadinhas.
Fundo Pantanal – O secretário-executivo de Meio Ambiente, Artur Falcette, celebrou a possibilidade de conseguir recursos do Fundo Soberano Norueguês para o Pantanal. Nas próximas semanas, equipe do governo do Estado iniciará as tratativas para ampliar o valor que o bioma vai receber para preservação. A negociação só foi possível após a participação de Falcette na 14ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF-Task Force), no Peru, na semana passada, quando teve a oportunidade de se conectar com investidores do maior fundo de gestão de ativos do mundo.
Elogio – O governador Eduardo Riedel (PSDB) foi elogiado pelo vice-presidente da República e um dos fundadores do partido tucano, Geraldo Alckmin (PSB). A situação ocorreu em rede nacional, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura. “O Pantanal virou o ‘Estado dos Tucanos’, porque o governador de Mato Grosso do Sul elegeu quase metade dos prefeitos do PSDB lá”, ressaltou. O partido fez 44 prefeitos nas eleições municipais.
Vereador por 2 meses - Alessandro Montalvão (PDT) tomou posse como vereador de Três Lagoas na última terça-feira (15), após a cassação de Breno César Vitório Gonçalves, o “Nego Breno” (PSB), que perdeu o mandato em agosto após ser condenado por falsidade ideológica, o que também provou na perda de seus direitos políticos. A disputa pela vaga envolveu batalhas judiciais entre suplentes, mas a Justiça determinou que ficaria com o PDT. O novo vereador, que não disputou as eleições deste ano, ficará no cargo até o início da próxima legislatura.