No centenário da ferrovia, projetos de cultura e teatro fazem 1º Festival
Em homenagem ao centenário da Ferrovia Noroeste Brasil, a esplanada ferroviária de Campo Grande deve ser contagiada por música, dança, teatro e artes plásticas.
Os projetos contemplados em 2013 e 2014 pelos Fundos de Incentivo à Cultura e ao Teatro vão dar corpo ao Festival “Sob Trilhos”, uma junção das produções municipais com a data dos 100 anos de ferrovia.
O projeto ainda em planejamento por parte da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) deve ser apresentado ao público em setembro, quando a inauguração da Estação Central de Campo Grande completa 100 anos.
Só pelos editais do FMIC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura) e Fomteatro (Programa Municipal de Fomento ao Teatro), foram 59 projetos contemplados em 2013.
Contando com os que 2014, serão atrações para três dias de evento. O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Ângelo Arruda, frisa que as apresentações serão todas por conta dos editais publicados e de graça.
O dirigente da Fundac, Julio Cabral, classifica o evento como uma homenagem tanto ao centenário como a vitória do 1% do orçamento municipal para a Cultura. “Vamos preparar uma homenagem, é um marco na história e por conta do 1%, 2014 é um ano muito importante que vai culminar em um grande festival”, comenta.
Os planos são para que o Festival entre de vez no calendário cultural de Campo Grande. “Queremos que todos os setores, artes, cultura, teatro, dança, folclore, sejam contemplados”, diz Cabral.