Campo Grande sediará em novembro o 6º Seminário Estadual da Guavira
Evento envolve diversas instituições; frutífera típica da região do cerrado é considerada um símbolo de MS
Nos dias 23 e 24 de novembro, será realizada a 6ª edição do Seminário Estadual da Guavira. O evento é promovido pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Assembleia Legislativa, Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados. O tema deste ano é Cultura, saberes e comunidades. A fruta é considerada um símbolo de Mato Grosso do Sul.
“Teremos participação de palestrantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Embrapa Agroindústria de Alimentos, além de pesquisadores e técnicos locais em discussões sobre pesquisa e produção da guavira, apresentação de estudos, concurso de fotos e vídeos”, destaca a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Raquel Campos. Durante o evento também será realizada a Feira Pé de Guavira: sabores e aromas do MS e visita técnica ao guaviral da Agraer, localizado no Centro de Pesquisa da Agência.
Segundo a assessoria de comunicação da UFMS, "Domesticação de plantas nativas" será o tema apresentado pelo pesquisador Ilio Montanari Júnior, da Divisão de Agrotecnologia da Unicamp, no primeiro painel, realizado no dia 23, a partir das 9h.. Ele tem ampla experiência na área de agronomia, com ênfase em domesticação e melhoramento de plantas medicinais brasileiras. Participou do projeto de desenvolvimento do primeiro fitoterápico nacional e é o criador responsável pelas duas primeiras cultivares de plantas medicinais brasileiras.
O segundo painel do evento, realizado a partir das 13h, contará com a participação do chefe adjunto do Centro de Pesquisa da Embrapa Agroindústria de Alimentos, do Rio de Janeiro, André de Souza Dutra. Ele apresenta o tema "Guavira: oportunidades de agregação de valor através do co-packing". Tem experiência na área de ciência e tecnologia de alimentos, com ênfase em segurança e tecnologia de alimentos.
Atualmente é responsável por projetos relacionados ao desenvolvimento de alimentos para a manutenção da vitalidade e qualidade de vida de adultos a partir dos 60 anos, desenvolvimento de boas práticas e tecnologias para prevenção e controle de contaminantes em tambaqui cultivado e seus híbridos e desenvolvimento de insumos proteicos vegetais a partir de pulses para substituição de proteína animal em alimentos.
A abertura do evento, bem como os painéis e apresentação de trabalhos serão realizados no auditório do campus da UEMS em Campo Grande. Depois das inscrições haverá um café da manhã com comidas à base da guavira.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando AQUI. Fique atento para os locais de apresentação da palestras.