Após infestação, Prefeitura licita serviço para controle de pombos
A Prefeitura de Campo Grande publicou no Diogrande (Diário Oficial), nesta sexta-feira (20), a abertura de licitação destinada a limpeza de fezes e controle de pombos em unidades de saúde. O processo ocorre após infestação de aves gerar queda de teto e mau cheiro na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida.
O edital pontua que a empresa deverá trabalhar na limpeza e remoção de ninhos, ovos, fezes e pombos em áreas como telhados e caixas de ar condicionado. Quando capturadas, as aves deverão ser transportadas vivas em gaiolas. A vencedora do processo licitatório, na modalidade menor preço global, ainda terá que fazer manutenção corretiva e preventiva de calhas e rufos das unidades de saúde.
Pregão presencial está previsto para 5 de março, às 8h, na Cecom (Central Municipal de Compras e Licitações).
Mau cheiro – Nesta semana, pacientes da UPA Vila Almeida voltaram a reclamar de mau cheiro na unidade por conta dos pombos. Em dezembro, parte do forro caiu pelo acúmulo de fezes.
Conforme a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) os reparos na unidade são realizados em duas etapas. A primeira delas foi a limpeza do forro em caráter emergencial, porém solução definitiva só deve ocorrer depois de se concluir o processo licitatório.
Para o secretário-adjunto de Saúde, Gilmar Trevisan, a população também deve colaborar não dando restos de comida aos pombos.