Eclipse total fará "dia virar noite" e poderá ser visto pela internet
No Brasil, fenômeno não poderá ser observado a olho nu; mas veja onde assistir
Nesta segunda-feira (8), quem estiver nos três países da América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México) poderá observar a olho nu o eclipse total que fará o dia se transformar em noite temporariamente.
Nos países da América Central e em uma faixa da Europa Ocidental, o fenômeno astronômico poderá ser visto apenas parcialmente.
A observação não será possível no Brasil e demais países da América do Sul porque essa porção do globo não está na trajetória do eclipse.
Mas nem tudo está perdido. No Brasil, será possível acompanhar o eclipse ao vivo a partir das 12h30 (horário de Brasília) pela tela do computador, celular e outros dispositivos eletrônicos acessando o site da Nasa, a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos, ou o canal no YouTube do ON (Observatório Nacional), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Aos que pretendem visualizar diretamente no céu, o Observatório Nacional alerta que os eclipses nunca devem ser encarados diretamente sem a proteção adequada, já que podem causar perda de visão temporária ou permanente. Apenas um filtro solar especial, como os óculos de eclipse, oferecem a proteção adequada.
Como é - Um eclipse total acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar e projetando uma sombra sobre o planeta.
O site especializado em horários, fusos horários e astronomia Time and Date, estima que o eclipse solar total deste ano começará às 12h42, atingirá o pico às 15h17 e terminará às 17h52, no horário de Brasília.
Os melhores lugares do mundo para vê-lo serão o norte do México; o Texas, no sul dos Estados Unidos; e o leste do Canadá.
No futuro - Do Brasil, a expectativa é que se possa ver "o dia virando noite" com eclipse total em 12 de agosto de 2045 no Brasil. O ápice está para ocorrer às 16h19 (horário de Brasília), com o disco solar totalmente encoberto pela lua durante 2 minutos e 44 segundos. Depois desse, o próximo eclipse total visível no Brasil ocorrerá em 2125.
Os próximos eclipses solares parciais visíveis no país acontecerão em 6 de fevereiro de 2027, 26 de janeiro de 2028 e 20 de março de 2034.
Em abril deste ano, o planeta ainda tem no calendário astronômico a Super Lua Nova, no dia 8, e uma chuva de meteoros que deve atingir o pico entre 21 e 22 de abril, dependendo da localização do observador.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.