ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Ministério da Saúde reforça orientações para proteção durante queimadas

Fumaça intensa, causadas por queimada que agravam os efeitos da baixa umidade podem causar mal-estar

Por Gabriel de Matos | 25/08/2024 20:52
Ministério da Saúde reforça orientações para proteção durante queimadas
Incêndio em plantação e homem observando ao lado do trator (Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde divulga semanalmente o Informe Queimadas, com orientações cruciais para ajudar a população a se proteger dos riscos associados à fumaça intensa e neblina provocadas por queimadas. Este monitoramento é parte das atividades da Vigilância em Saúde Ambiental e Qualidade do Ar (Vigiar) e da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde, coordenado pelo ministério.

Além dos esforços contínuos para controlar os incêndios, é essencial que a população adote medidas para minimizar a exposição aos poluentes atmosféricos. O ministério oferece uma série de recomendações para proteger a saúde e o bem-estar da população durante períodos de alta poluição.

Confira as recomendações abaixo:

  • Hidratação: Aumentar a ingestão de água e líquidos para manter as membranas respiratórias úmidas e mais protegidas.

  • Redução da Exposição: Permanecer em casa sempre que possível, em ambientes ventilados, utilizando ar condicionado ou purificadores de ar para reduzir a exposição à poluição.

  • Fechamento de Aberturas: Manter portas e janelas fechadas durante períodos de alta concentração de partículas no ar para evitar a entrada de poluição externa.

  • Atividades Físicas: Evitar atividades físicas durante horários de alta concentração de poluentes e entre 12h e 16h, quando os níveis de ozônio são mais elevados.

  • Uso de Máscaras: Utilizar máscaras do tipo cirúrgica, de pano, lenços ou bandanas para reduzir a exposição às partículas grossas. Máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100 são recomendadas para proteger contra partículas finas e são adequadas para toda a população.

  • Cuidados Especiais: Crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e gestantes devem redobrar a atenção às recomendações e procurar atendimento médico rapidamente caso apresentem sintomas respiratórios ou outras ocorrências de saúde.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias