Capital tem quase metade de candidatos das últimas eleições
Em média, cada uma das 29 cadeiras será disputada por 17 candidatos
Terminou à pouco, na noite desta quinta-feira (15), prazo de registro na Justiça Eleitoral de candidatos aos cargos de prefeito e vereador. O cadastro oficializa os nomes apresentados pelos partidos durante convenções e é um dos primeiros passos oficiais até as eleições municipais, que ocorrem em outubro. O detalhe neste ano é que o número de concorrentes caiu quase pela metade.
Em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, 480 concorrem às 29 cadeiras da Câmara Municipal. O número chega a 17 interessados por vaga, segundo dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Apesar de alto, o número de candidatos neste ano é menor que em 2020, quando foram 769 disputando 29 vagas. Ainda na comparação, o total de candidatos a prefeito também foi reduzido: de 14 para oito aptos nas urnas.
Entre os titulares das chapas, estão os deputados federais Beto Pereira (PSDB) e Camila Jara (PT); a ex-presidente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto (União Brasil); a atual prefeita e candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP), Luso Queiroz (PSOL), João Batista (PCO), Beto Figueiró (Novo) e Ubirajara Martins (Democracia Cristã).
Já entre os vices, nomes conhecidos como do ex-governador e deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT; o representante do setor econômico, empresário Roberto Oshiro; a coronel da PM (Polícia Militar), Neidy Centurião e o 1º candidato PcD (Pessoa com Deficiência) da história, João Faria.
A lista completa, com nomes dos candidatos aptos e suas coligações, pode ser acessada na plataforma desenvolvida pelo TRE: o portal DivulgaCand. Clique aqui para conferir.
Campanha - Entre as oito coligações, duas ficaram de fora da propaganda eleitoral televisiva e radiofônica. Conforme apuração do Campo Grande News, os partidos de Ubirajara e Jorge não alcançaram a cláusula de barreira - termo que determina números mínimos de deputados eleitos em 2022.
De outra parte, o candidato da federação PSDB/Cidadania, Humberto "Beto" Pereira, deve ter metade do tempo de propaganda. O tucano tem apoio de sete partidos: PL, Republicanos, PSB, MDB, Solidariedade, Podemos e PSD.
A candidata no União Brasil, Rose Modesto tem apoio do PDT. A prefeita Adriane Lopes (PP) tem apoio do PRD e Avante. A candidata Camila Jara (PT) tem apoio do PV (Partido Verde) e o candidato do PSOL, Luso Queiroz, tem apoio do partido Rede Sustentabilidade. O Novo tem como candidato Humberto Figueiró e não tem partido aliado.
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. A veiculação das inserções de cada legenda, federação ou coligação para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito e de inserções de eventuais sobras de tempo será feita por meio de sorteios.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.