ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 22º

Política

Capital tem quase metade de candidatos das últimas eleições

Em média, cada uma das 29 cadeiras será disputada por 17 candidatos

Por Gustavo Bonotto | 15/08/2024 22:09
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Terminou à pouco, na noite desta quinta-feira (15), prazo de registro na Justiça Eleitoral de candidatos aos cargos de prefeito e vereador. O cadastro oficializa os nomes apresentados pelos partidos durante convenções e é um dos primeiros passos oficiais até as eleições municipais, que ocorrem em outubro. O detalhe neste ano é que o número de concorrentes caiu quase pela metade.

Em Campo Grande, capital sul-mato-grossense, 480 concorrem às 29 cadeiras da Câmara Municipal. O número chega a 17 interessados por vaga, segundo dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Apesar de alto, o número de candidatos neste ano é menor que em 2020, quando foram 769 disputando 29 vagas. Ainda na comparação, o total de candidatos a prefeito também foi reduzido: de 14 para oito aptos nas urnas.

Entre os titulares das chapas, estão os deputados federais Beto Pereira (PSDB) e Camila Jara (PT); a ex-presidente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto (União Brasil); a atual prefeita e candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP), Luso Queiroz (PSOL), João Batista (PCO), Beto Figueiró (Novo) e Ubirajara Martins (Democracia Cristã).

Já entre os vices, nomes conhecidos como do ex-governador e deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT; o representante do setor econômico, empresário Roberto Oshiro; a coronel da PM (Polícia Militar), Neidy Centurião e o 1º candidato PcD (Pessoa com Deficiência) da história, João Faria.

A lista completa, com nomes dos candidatos aptos e suas coligações, pode ser acessada na plataforma desenvolvida pelo TRE: o portal DivulgaCand. Clique aqui para conferir.

Campanha - Entre as oito coligações, duas ficaram de fora da propaganda eleitoral televisiva e radiofônica. Conforme apuração do Campo Grande News, os partidos de Ubirajara e Jorge não alcançaram a cláusula de barreira - termo que determina números mínimos de deputados eleitos em 2022.

De outra parte, o candidato da federação PSDB/Cidadania, Humberto "Beto" Pereira, deve ter metade do tempo de propaganda. O tucano tem apoio de sete partidos: PL, Republicanos, PSB, MDB, Solidariedade, Podemos e PSD.

A candidata no União Brasil, Rose Modesto tem apoio do PDT. A prefeita Adriane Lopes (PP) tem apoio do PRD e Avante. A candidata Camila Jara (PT) tem apoio do PV (Partido Verde) e o candidato do PSOL, Luso Queiroz, tem apoio do partido Rede Sustentabilidade. O Novo tem como candidato Humberto Figueiró e não tem partido aliado.

A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno. A veiculação das inserções de cada legenda, federação ou coligação para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito e de inserções de eventuais sobras de tempo será feita por meio de sorteios.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias