ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Política

Deputado Barbosinha é exaltado por colegas em despedida da Assembleia

Parlamentar eleito como vice-governador a partir de 2023 deixou mensagem de agradecimento aos colegas

Gabriela Couto | 15/12/2022 10:58
Deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), durante despedida na tribuna. (Foto: Reprodução)
Deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP), durante despedida na tribuna. (Foto: Reprodução)

A sessão desta quinta-feira (15) da Assembleia Legislativa foi marcada pela despedida do deputado estadual e vice-governador eleito José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP). Ele usou a tribuna para agradecer os colegas, profissionais e família durante os últimos anos no Legislativo.

A despedida ocorreu em duas partes, antes e depois da votação, já que todos quiseram deixar registradas suas palavras ao colega. Vale ressaltar que o parlamentar renuncia ao cargo apenas no dia 31 de dezembro de 2022, para então assumir a função no Executivo.

Advogado, pós-graduado em Processo Civil e mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília), ele é conhecido pelos colegas como o “Rui Barbosa” da Casa de Leis. Uma referência ao polímata brasileiro, que se destacou na história do país como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador.

Emocionado, ele ressaltou a jornada com gratidão. “Tenho que agradecer essa Casa pela experiência dos dois mandatos e na convivência de figuras tão heterogêneas. Isso me enriqueceu, com aprendizado e caldo de cultura de cada um. Portanto, quero agradecer a toda a bancada do PT os debates que travamos aqui. Isso me fizeram crescer, observar horizontes que naquele momento não conseguia enxergar. Sou muito grato com Assembleia Legislativa pela forma como me recebeu”, destacou.

Depois de dois mandatos seguidos, Barbosinha assumirá como vice-governador de Mato Grosso do Sul. (Foto: Assessoria de Imprensa)
Depois de dois mandatos seguidos, Barbosinha assumirá como vice-governador de Mato Grosso do Sul. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Ele agradeceu à Mesa Diretora, os funcionários, desde os garçons, que entregam o café e a água, aos profissionais do gabinete dele, bem como a imprensa, a Deus e à família dele, Maristela (esposa) e José Pedro (filho), que sempre estiveram ao lado dele após ter decidido entrar na vida pública e foram privados da presença dele. Ainda citou o poeta Manoel de Barros: "Meu fado é de não entender quase tudo. Sobre o nada eu tenho profundidades".

O petista Pedro Kemp disse que vai sentir saudade de Barbosinha. “Eu primo muito pelo debate qualificado e fundamentado nesta Casa. Vossa excelência tem essa marca. Fez isso com muita maestria. Com certeza foi um professor de todos nós aqui, até por conta dos conhecimentos jurídicos e a experiência política que trouxe a essa Casa. Tenho um carinho especial por vossa excelência, porque toda vez discutimos aqui foi de alto nível, sempre muito educado e enriqueceu a discussão. Desejo muita sorte na nova função e obrigada pela relação fraterna que tivemos”.

Todos os demais colegas aproveitaram para agradecer e desejar sorte para Barbosinha. “Nosso Rui Barbosa de oratória impecável e com qualidade. Foi uma honra compor o plenário e a Comissão de Constituição e Justiça com a vossa excelência”, disse Evander Vendramini (PP). Já Lucas de Lima (PSD) acrescentou que “A Assembleia perde um dos melhores, mas ganha um dos melhores vice-governadores”.

Dione Hashioka - Suplente de Barbosinha, Dione Hashioka (Podemos) disse que já recebeu uma ligação do presidente da Mesa Diretora, Paulo Corrêa (PSDB). "Ele disse que tem essa lacuna e mesmo em recesso vou tomar posse e participar da sessão de posse do governo do Estado no dia 1º de janeiro de 2023 como deputada estadual", acrescentou.

Ela acrescentou que, apesar de fazer um mandato tampão de um mês, vai trabalhar com agendas fazendo solicitações ao novos secretários da próximo gestão, bem como do governador Eduardo Riedel e do vice, Barbosinha.

Nos siga no Google Notícias