ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUARTA  04    CAMPO GRANDE 36º

Política

Deputados aprovam “penduricalho” para membros do MP em comissões de concurso

Outras três matérias foram apreciadas durante a sessão parlamentar

Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta | 04/09/2024 13:10
Deputados estaduais durante sessão ordinária (Foto: Divulgação/Alems)
Deputados estaduais durante sessão ordinária (Foto: Divulgação/Alems)

Durante sessão ordinária desta quarta-feira (4), os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei Complementar 06/2024, que concede uma gratificação de R$ 2.647,85 a membros do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que participarem de comissões de concursos públicos realizados pela instituição. O projeto agora segue para sanção do governador.

O texto muda lei orgânica da instituição e prevê a revogação do artigo que garante indenização mensal de 20% do subsídio para cargos de direção ou confiança. A incluir a gratificação de R$ 2.647,85 para todos os integrantes de comissão examinadora ou auxiliares em concurso realizado pelo órgão.

Conforme a instituição, as provas para ingresso na carreira do MPMS são avaliadas pela Comissão de Concurso, órgão auxiliar do Ministério Público incumbido da seleção de candidatos, integrada pelo Procurador-Geral de Justiça, que a presidirá e, quatro membros, em número paritário, por procuradores e promotores de Justiça, com mais de dez anos de carreira e 35 de idade, por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil, por um representante da Magistratura do Estado de Mato Grosso do Sul.

Também foram aprovados o Projeto de Lei nº 170/2024, de autoria do Poder Judiciário que renomeia os Fóruns das comarcas de Chapadão do Sul e Sonora. O prédio da comarca de Chapadão do Sul passará a se chamar "Desembargador Horácio Vanderlei Nascimento Pithan", enquanto o Fórum de Sonora será denominado "Desembargador Athayde Nery de Freitas".

Além desses projetos, a Assembleia Legislativa aprovou outras duas propostas. Entre elas, o Projeto de Lei nº 349/2023, que cria diretrizes para o estímulo ao turismo acessível para pessoas com deficiência. E o Projeto de Lei nº 177/2023, que institui uma campanha voluntária de doação de sangue em troca de exames laboratoriais, além do "Selo Amigos de Sangue" para reconhecer estabelecimentos participantes.

Nos siga no Google Notícias