Governo publica nomeação de Arroyo para vaga de conselheiro do TCE
O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira traz a nomeação do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) para o cargo de conselheiro do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). A decisão do governador André Puccinelli (PMDB), foi publicada sete dias antes dele terminar o mandato.
Arroyo assume o lugar do conselheiro José Ricardo Pereira Cabral, que está se aposentando e deixando o cargo vago. Cabral é o atual vice-presidente do órgão, tem 59 anos, é jornalista e advogado de formação, e foi secretário estadual de receita e controle durante o segundo governo de Zeca do PT. Sua nomeação para o TCE aconteceu no final de 2006.
A nomeação é mais um capítulo na polêmica gerada sobre a indicação à vaga. O deputado federal licenciado e ex-secretário estadual de Obras Edson Giroto, também estava cotado para assumir o cargo e ainda há um questionamento sobre a regularidade da aposentadoria de Cabral.
Com a preferência do governador por Arroyo, Giroto chegou a pedir exoneração do cargo estadual na semana passada. Ele deve voltar à Câmara dos Deputados e cumprir o mandato até fevereiro do ano que vem. A vaga de Giroto era ocupada por Akira Otsubo (PMDB).
A outra pendência, relativa à aposentadoria do atual conselheiro, deve ser resolvida apenas no ano que vem, com a possibilidade de uma briga judicial, com contestação do TCE.