ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  07    CAMPO GRANDE 22º

Política

Justiça Eleitoral cria plataforma para envio de denúncias sobre fake news

Contato anônimo pode ser efetuado pelo telefone 1491; ligação é gratuita

Por Gustavo Bonotto | 06/08/2024 22:42
Urna eletrônica durante verificação do TRE antes das eleições gerais de 2022. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Urna eletrônica durante verificação do TRE antes das eleições gerais de 2022. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia, informou nesta terça-feira (6) que os eleitores poderão denunciar casos de desinformação durante a campanha eleitoral.

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar o número telefônico 1491, pelo qual o cidadão poderá informar à Justiça Eleitoral qualquer tipo de desinformação que tenha presenciado. A ligação é gratuita.

Ao receber a denúncia, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia, órgão do TSE, vai verificar a procedência da informação e encaminhar o caso para a Polícia Federal ou o Ministério Público Eleitoral para as providências cabíveis. O serviço estará disponível a partir desta quarta-feira (7).

Além disso, a Polícia Federal terá um painel de acompanhamento do andamento das denúncias recebidas. A ministra também informou que as plataformas de internet assinaram acordos com o TSE para combater a desinformação durante o pleito.

De acordo com a presidente, as redes sociais deverão colaborar com a Justiça Eleitoral para garantir o voto livre e sem contaminação por mentiras. “Esses acordos foram assinados nos últimos dias e já estão em vigor”, completou a ministra.

Nesta terça-feira (6), o TSE também lançou uma campanha informativa em parceria com a Associação Nacional dos Editores de Revistas para evitar a disseminação de mentiras durante o pleito. Com o mote "Jornalismo é confiável", a campanha trará anúncios informativos para esclarecer o eleitor e evitar a propagação de mentiras que possam abalar o pleito.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias