ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 16º

Política

Ministra anuncia construção de terceira Casa da Mulher em MS

Atendimento às vitimas de violência foi assunto da reunião entre Eduardo Riedel e Cida Gonçalves

Por Gustavo Bonotto | 11/07/2024 20:55
A chefe de gabinete Kátia Guimarães ao lado da secretária de Cidadania, Viviane Luiza, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB). (Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)
A chefe de gabinete Kátia Guimarães ao lado da secretária de Cidadania, Viviane Luiza, da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB). (Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS)

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, anunciou a construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no município de Ponta Porã, a 313 quilômetros de Campo Grande, durante agenda em Mato Grosso do Sul, no fim da tarde desta quinta-feira (11).

A unidade de atendimento às vítimas de violência será resultado de uma parceria entre a União, o Governo do Estado e a Usina Hidrelétrica de Itaipu. "O governador vai falar com o prefeito da cidade para que a gente possa dar tratativas", discorreu Cida, em encontro com Eduardo Riedel (PSDB) e a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza.

"É importante porque Ponta Porã está na divisa com Paraguai. Mato Grosso do Sul já tem uma política sobre a questão das fronteiras consolidadas, isso ajuda ampliar esse debate. Ajuda até o Governo Federal a pensar em uma política de combate à violência contra as mulheres nas fronteiras", explicou a titular da pasta nacional.

Conforme apurado pela reportagem, a Secretaria da Cidadania será responsável por acompanhar todo o processo até a entrega da obra, que ainda não teve espaço definido. "São tratativas de ajuste, de alinhamento entre os Poderes. [...] A partir dessa primeira conversa com o governador nós faremos todo o alinhamento e aí sim teremos os números, atendimento, protocolo", explicou Viviane.

Campo Grande foi a primeira cidade do País a receber uma Casa da Mulher Brasileira, inaugurada em fevereiro de 2015. Desde então, outra parceria entre União e Estado firmou a construção de duas novas unidades, em Corumbá e Dourados. Os projetos estão em andamento, com investimento estimado de R$ 30 milhões.

Levantamento feito pela reportagem também estimou que a unidade campo-grandense fez 13 mil atendimentos a mulheres só no ano de 2023. Somente no mês de novembro, a Casa da Mulher Brasileira atendeu 1.263 mulheres, uma média de 42 vítimas por dia.

Receba as principais notícias do Estado no WhatsApp. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias