ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Obras paralisadas serão discutidas em audiência na Capital

Câmara Municipal vai analisar situação de obras públicas de Campo Grande

Maristela Brunetto | 28/02/2023 15:20
Obra de Emei paralisada; segundo prefeitura, adequações de projetos ocasionam a suspensão de obras. (Foto: Marcos Maluf)
Obra de Emei paralisada; segundo prefeitura, adequações de projetos ocasionam a suspensão de obras. (Foto: Marcos Maluf)

A Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores de Campo Grande vai promover nesta quarta-feira uma audiência pública, a partir das 9h, para debater sobre as obras públicas inacabadas em Campo Grande. A inciativa partiu do vereador Andre Luis (Rede).

Os vereadores têm se reunido com secretários municipais nos últimos dias para debater a atuação da Administração Municipal. Na sexta-feira, a secretária de Finanças e Orçamento, Maria Helena Hokama, participou de audiência para apresentar os balancetes de receitas e despesas referentes ao ano de 2022 e ouviu pedidos de que a prefeitura disponha de mais recursos para investimentos.

Nesta segunda-feira foi a vez do secretário de Saúde, Sandro Benites, fazer um balanço para os parlamentares.

Na reunião de amanhã, os vereadores devem apresentar reivindicações da comunidade sobre obras que não foram concluídas. O Centro Municipal de Belas Artes, na Avenida Ernesto Geisel, é uma das obras abandonadas mais famosas da Capital, iniciada pelo já falecido ex-governador Pedro Pedrossian, sendo retomada e paralisada em várias ocasiões. Acabou repassada ao município e teve novo trecho iniciado no final do ano passado, com promessa de entrega até o fim deste ano.

Há ainda obras paralisadas de EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) em vários bairros. No início deste ano, a reportagem mostrou a situação das unidades dos bairros São Conrado e Jardim Indápolis, em situação de abandono, tomadas pelo mato e com depredação da estrutura já edificada.

Outras obras conhecidas na cidade que não foram concluídas são o Parque Cônsul Assaf Trad, na saída para Cuiabá, e a parte da antiga estação rodoviária que pertence ao Município, no Terminal Rodoviário Heitor Eduardo Laburu, na Rua Dom Aquino.

Na metade de 2022, a prefeitura anunciou financiamento de R$ 15,3 milhões do governo federal e contrapartida local de R$ 1,2 milhão para obras que deveriam ser concluídas no prazo máximo de 360 dias. A proposta é revitalizar a região, com retomada de atividade comercial e valorização de uma área que perdeu a movimentação com o passar dos anos.

Prefeitura – A Administração Municipal informou que a retomada e a conclusão de obras são prioridades declaradas pela prefeita Adriana Lopes. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos pontuou que diferentes situações podem ter levado à paralisação de obras, desde mudanças em projetos para atender exigências federais, que seria o caso de EMEIs, à substituição de empresas, que foram contratadas e não prosseguiram com a empreitada.

O compromisso é analisar todos os contratos, fazer as adequações necessárias para que todos sejam cumpridos, conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Nos siga no Google Notícias