ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Política

Presidente do TRE projeta dia tranquilo de votação neste domingo

João Maria Lós acredita que não haverá grandes intercorrências no pleito desse ano

Nyelder Rodrigues | 15/11/2020 06:12
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O presidente do TRE-MS, João Maria Lós. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
O presidente do TRE-MS, João Maria Lós. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Tranquilidade. Assim o presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) espera que sejam as eleições municipais nas 79 cidades sul-mato-grossenses e seus distritos neste domingo (13). Tudo começa às 7h e vai até às 17h, com expectativa dos resultados estarem todos prontos até às 19h.

Porém, os preparativos começaram há muito tempo, com testes de segurança digital e várias outras iniciativas.  "Depois de todo esse trabalho, agora a nossa expectativa é de absoluta tranquilidade no dia das eleições", frisa o presidente do TRE-MS, desembargador João Maria Lós, que completa o raciocínio.

Acreditamos plenamente em um comparecimento do eleitorado. Um indicativo é a convocação para mesário voluntários que foi maior do que nos anos anteriores. Isso mostra uma participação efetiva da população, do eleitor nesse processo".

Quanto às questões técnicas, Lós frisa que o preparo anterior deve prevalecer e que não devem haver grandes problemas, inclusive nas ruas das cidades. "Talvez uma ou outra seção tenha um probleminha na votação, mas acredito que não teremos essa dificuldade evidente no domingo", conclui.

Já no sentido sanitário, ele explica que tudo foi adotado para que o distanciamento fosse respeitado nas seções eleitorais, ressaltando ainda que o uso de máscara de proteção será obrigatório como medida de prevenção à covid-19.

"Temos também a recomendação de levar sua própria caneta e também levar a sua cola com números de vereador e prefeito. Assim, não haverá dificuldade no momento da votação. A covid-19 é um problema, mas tenho plena confiança que vamos superar esse obstáculo e ter uma eleição tranquila. A expectativa é bem essa mesmo, de eleição tranquila".

Reforço e lei seca - A venda de bebidas alcoólicas não está vetada em Mato Grosso do Sul, contudo, o consumo desses produtos ficam proibidos em locais públicos, bares, lanchonetes e estabelecimento semelhantes entre 3h e 17h de domingo (15). A única exceção são os restaurantes, no horário de almoço, das 11h30 às 14h30.

Já cidades na área de fronteira com o Paraguai e em área indígena contarão com reforço de forças federais compostas por militares do Exército preparadas para atuação específica em eleições. As cidades são Caarapó, Ponta Porã, Aral Moreira, Paranhos, Coronel Sapucaia e Bela Vista.

Nos siga no Google Notícias