ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEGUNDA  30    CAMPO GRANDE 22º

Política

STF mantém conselheiro fora do TCE com tornozeleira

Conselheiro do Tribunal de Contas já foi alvo de três operações da Polícia Federal

Por Aline dos Santos | 30/09/2024 12:21
Neves está afastado há quase dois anos do cargo de conselheiro no Tribunal de Contas. (Foto: TCE)
Neves está afastado há quase dois anos do cargo de conselheiro no Tribunal de Contas. (Foto: TCE)

Em decisão unânime, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) manteve o afastamento do conselheiro Waldir Neves do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) e o uso de tornozeleira eletrônica.

Em sessão virtual, os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux acompanharam o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. No habeas corpus, a defesa de Neves alegava a ausência de fundamento legal para a permanência das medidas cautelares.

Para Moraes, não há constrangimento ilegal a ser sanado. “Uma vez que inexiste mora processual imputável ao Poder Judiciário, ao órgão acusador ou situação incompatível com o princípio da razoável duração do processo”.

Waldir Neves foi afastado do cargo em 8 de dezembro de 2022, quando a PF (Polícia Federal) deflagou a operação Terceirização de Ouro. Antes, em 8 de junho de 2021, ele já havia sido alvo da primeira fase da investigação da PF, batizada de Mineração de Ouro.

O conselheiro afastado também é investigado na etapa Casa de Ouro, realizada em 10 de julho deste ano. Todas as fases foram autorizadas pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A investigação quebrou sigilos bancários, fiscais e telemáticos. A nova fase apura a existência de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro.  A reportagem entrou em contato com a defesa do conselheiro e aguarda retorno.

Impeachment - A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul criou uma comissão para pressionar pelo impeachment dos três conselheiros afastados do TCE: Waldir Neves, Iran Coelho das Neves e Ronaldo Chadid.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias