ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Tereza Cristina é nome do PP para concorrer à presidência em 2026

Partido se diz independente após integrante da legenda assumir Ministério do Esporte

Por Gabriela Couto | 20/09/2023 15:15
Senadora Tereza Cristina (PP) durante pronunciamento, à bancada da Comissão de Assuntos Econômicos (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Senadora Tereza Cristina (PP) durante pronunciamento, à bancada da Comissão de Assuntos Econômicos (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A senadora Tereza Cristina (PP) é o nome do partido para concorrer a eleição presidencial em 2026. A decisão ocorreu na noite desta terça-feira (19), em Brasília (DF), durante reunião da Executiva Nacional. A pré-candidatura ainda precisa passar por apreciação da convenção partidária.

O anúncio confirma o que o próprio presidente da legenda, senador Ciro Nogueira havia antecipado para o Campo Grande News, em junho deste ano, quando participou do ato de filiação da prefeita Adriane Lopes, na Capital.

Para a reportagem, Tereza disse que se sente honrada por ter seu nome citado, "mas que é muito cedo,  já que 2026 está muito longe" e, portanto, tudo fica na esfera das especulações.

O nome da ex-ministra da Agricultura na corrida eleitoral para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz parte da carta de intenções do partido para os próximos anos, batizada de Agenda Central. A própria Tereza ajudou a redigir o documento.

A ideia é garantir a independência da sigla em relação ao governo petista, embora o ex-deputado federal do PP, André Fufuca, tenha assumido o Ministério de Esporte, seis dias atrás.

Nem ele, nem o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que tem articulado os espaços na gestão Lula, participaram da reunião.

De acordo com o secretário-geral do PP, Aldo da Rosa, a partir de agora, proposta de candidatura própria do partido ao Planalto será encaminhada aos Estados.

Em Brasília, os políticos do partido também alegam que vão fazer uma oposição responsável a partir de agora e são unânimes em defender uma candidatura própria em 2026.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias