Tereza Cristina é nome do PP para concorrer à presidência em 2026
Partido se diz independente após integrante da legenda assumir Ministério do Esporte
A senadora Tereza Cristina (PP) é o nome do partido para concorrer a eleição presidencial em 2026. A decisão ocorreu na noite desta terça-feira (19), em Brasília (DF), durante reunião da Executiva Nacional. A pré-candidatura ainda precisa passar por apreciação da convenção partidária.
O anúncio confirma o que o próprio presidente da legenda, senador Ciro Nogueira havia antecipado para o Campo Grande News, em junho deste ano, quando participou do ato de filiação da prefeita Adriane Lopes, na Capital.
Para a reportagem, Tereza disse que se sente honrada por ter seu nome citado, "mas que é muito cedo, já que 2026 está muito longe" e, portanto, tudo fica na esfera das especulações.
O nome da ex-ministra da Agricultura na corrida eleitoral para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz parte da carta de intenções do partido para os próximos anos, batizada de Agenda Central. A própria Tereza ajudou a redigir o documento.
A ideia é garantir a independência da sigla em relação ao governo petista, embora o ex-deputado federal do PP, André Fufuca, tenha assumido o Ministério de Esporte, seis dias atrás.
Nem ele, nem o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que tem articulado os espaços na gestão Lula, participaram da reunião.
De acordo com o secretário-geral do PP, Aldo da Rosa, a partir de agora, proposta de candidatura própria do partido ao Planalto será encaminhada aos Estados.
Em Brasília, os políticos do partido também alegam que vão fazer uma oposição responsável a partir de agora e são unânimes em defender uma candidatura própria em 2026.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.