Vereador acusado de esquema milionário de corrupção é levado ao presídio
Claudinho Serra foi detido em sua residência e encaminhado ao Centro de Triagem “Anísio Lima”
Cláudio Serra Filho, o "Claudinho Serra", vereador em Campo Grande pelo PSDB, foi levado ao Centro de Triagem “Anísio Lima” na tarde desta quarta-feira (3) após ser detido em sua residência sob suspeita de envolvimento em um esquema milionário de corrupção em Sidrolândia, município localizado a 70 quilômetros da capital de Mato Grosso do Sul.
O parlamentar atuou como secretário Municipal de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica na gestão de sua sogra, a prefeita Vanda Camillo (PP), até maio de 2023, quando deixou a pasta para assumir mandato de vereador em Campo Grande.
A defesa de Claudinho Serra afirmou que o processo está em segredo de justiça e que, até o momento, não tiveram acesso ao caso, portanto, não irão se manifestar sobre o assunto. Contudo, ressaltaram que não há justificativa para a prisão preventiva do parlamentar, argumentando que ele é primário, possui residência fixa, ocupação lícita e nenhum antecedente criminal. Além disso, destacaram que ele não foi intimado para prestar esclarecimentos na investigação, principalmente em um caso que envolve supostos crimes sem violência ou grave ameaça.
Em comunicado oficial, a Prefeitura de Sidrolândia informou estar acompanhando de perto o desenrolar da operação e se colocou à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, fornecendo todos os documentos e informações solicitados.
A prisão de Claudinho Serra faz parte da terceira fase da Operação Tromper, deflagrada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Esta fase da operação cumpriu 8 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão, revelando indícios de uma organização criminosa voltada para fraudes em licitações e contratos administrativos, principalmente relacionados à Prefeitura Municipal de Sidrolândia.
Os contratos sob investigação totalizam aproximadamente R$ 15 milhões e envolvem áreas como engenharia e pavimentação asfáltica. A prisão de Claudinho Serra é mais um desdobramento dessa operação, que já havia revelado irregularidades em contratos públicos na cidade. O vereador está agora sob custódia das autoridades enquanto as investigações prosseguem para esclarecer seu envolvimento no suposto esquema de corrupção.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.