Ansiedade e a tensão física gerada no nosso corpo
Você sabia que a ansiedade é uma resposta emocional caracterizada por sentimentos de inquietação, preocupação, medo que muitas vezes se manifesta fisicamente?
Quando uma pessoa está ansiosa, o corpo ativa uma resposta de "luta ou fuga", o que pode levar a tensões musculares e um enrijecimento generalizado.
Quando estamos sob estresse, os músculos do corpo se contraem, especialmente em áreas como pescoço, ombros e costas. Essa tensão muscular pode resultar em dor crônica, rigidez e até mesmo limitações de movimento. Além disso, a constante sensação de estar em alerta pode criar um ciclo vicioso: a tensão física gera mais desconforto e, consequentemente, mais ansiedade.
Nossa dica de hoje é: Se você percebe que o seu corpo demonstra essas características, procure investir em práticas como a meditação, ioga e exercícios aeróbicos e de respiração para ajudar a reduzir a ansiedade e aliviar a tensão muscular. Essas atividades promovem o relaxamento e ajudam a restaurar a conexão mente-corpo, permitindo o alívio do enrijecimento acumulado e um melhor equilíbrio das emoções. Caso essas estratégias não atinjam o objetivo de amenizar seus sintomas, procure um profissional capacitado para lhe auxiliar. Profissionais que atuam no desenvolvimento do reequilíbrio corporal demonstram excelentes resultados nessas necessidades de tratamento.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.