ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  16    CAMPO GRANDE 30º

Lugares por Onde Ando

Foto de lagoa "sem fundo" ganha premio de imagem de natureza

Paulo Nonato de Souza | 29/11/2022 08:40
Imagem aérea da Lagoa Misteriosa, em Jardim, conquistou o primeiro lugar em concurso nacional de fotografia na natureza - Foto: Ruver Bandeira/Reprodução
Imagem aérea da Lagoa Misteriosa, em Jardim, conquistou o primeiro lugar em concurso nacional de fotografia na natureza - Foto: Ruver Bandeira/Reprodução

Águas cristalinas, paredões rochosos e um visual azul anil maravilhoso visto do alto. É o que mostra a imagem da Lagoa Misteriosa, um dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul, localizada na área rural de Jardim, captada pelo fotografo subaquático cearense, Ruver Bandeira, vencedora do concurso nacional Sub-2022, promovido pela Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB).

O resultado do concurso reflete bem o tamanho do respeito e admiração dos julgadores com a paisagem natural da Lagoa Misteriosa. Foi a foto mais bem pontuada de toda a competição nacional com 94,6 pontos dos 100 máximos possíveis na média de todos os jurados.

A Lagoa Misteriosa, além de ser um dos mais belos locais de mergulho do Brasil, possui condições ideais em termos de luz e cristalinidade da água, além de formato e  profundidade que também contribuem para  registros de imagens. O atrativo oferece os passeios de trilha e flutuação; mergulho batismo (8 metros) indicado para quem não possui curso; e mergulho básico e avançado para quem possui as credenciais necessárias para a realização da atividade.

O mistério da lagoa de 30 metros de largura e 60 de cumprimento está na indefinição sobre sua profundidade, que segue desconhecida, e o atrativo até poderia se chamar “lagoa sem fundo”. De todas as tentativas de se chegar ao fundo, a marca mais profunda foi registrada em 1998 pelo mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira, que atingiu a profundeza de 220 metros sem conseguir o objetivo.

Sobre Ruver Bandeira, 51 anos, professor da rede pública de ensino no Ceará, é a segunda vez que ele ganha lugar de destaque em concurso com imagens realizadas na Lagoa Misteriosa. Em 2021, um registro no local ficou entre as 100 melhores fotos do 35 Awards, importante prêmio internacional criado pela comunidade fotográfica profissional.

Ruver não considera a fotografia como profissão. “Tenho na fotografia uma paixão, assim como tenho amor e vocação pela educação. Busco através da fotografia também educar o cidadão para que possamos ter um ambiente mais preservado e belo”, contou ele. Seu portfólio acumula registros deslumbrantes do Ceará às Bahamas, no Caribe, além de premiações internacionais e nacionais.

Nos siga no Google Notícias