ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Cidades

Em meio a conflito em MS, União renova Força Nacional na fronteira

Equipes darão apoio às ações da PF no Conesul, em portaria válida por 90 dias

Por Silvia Frias | 17/07/2024 07:07
Comitiva de representantes das comunidades indígenas foram até o sul de MS após denúncia de ataques (Foto/Divulgação/Cimi)
Comitiva de representantes das comunidades indígenas foram até o sul de MS após denúncia de ataques (Foto/Divulgação/Cimi)

Portaria renovou o emprego da Força Nacional, em apoio à Polícia Federal, na região de fronteira e áreas indígenas na região sul de Mato Grosso do Sul.

A determinação, assinada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, tem validade de 90 dias, a exemplo da portaria anterior, que havia sido publicada em abril, no Diário Oficial da União.

O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O emprego das Forças Armadas em apoio à PF tem sido recorrente na região do Conesul do Estado, área de constantes conflitos por posse de terra entre indígenas e produtores rurais.

No dia 14 de julho, a Aty Guasu, Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani publicou nota alegando que a Terra Indígena Panambi/Lagoa Rica, localizada em Douradina havia sido invadida por fazendeiros armados.

Uma comitiva de representantes dos povos indígenas foi à região para averiguar essa e outras denúncia de violência. São membros do MPI (Ministério dos Povos Indígenas), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), MPF (Ministério Público Federal) e lideranças estaduais foram escoltadas pela PRF (Polícia Rodoviária Federal).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias