Governo planeja compra emergencial de 5 mil testes para coronavírus
Rede particular relata dificuldade na aquisição de kits no mercado
![Governo planeja compra emergencial de 5 mil testes para coronavírus Governo planeja compra emergencial de 5 mil testes para coronavírus](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2020/03/18/1t0ucym9u4t2a.jpg)
A secretária adjunta de estado de Saúde, Cristine Gonçalves Maymone, anunciou em coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira, a abertura de processo para compra emergencial de 5 mil kits de teste para coronavírus, até o final da semana. A rede particular enfrentar dificuldade na aquisição dos insumos, problema que pode ser enfrentando pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O Ministério da Saúde já encaminhou 250 testes para Mato Grosso do Sul. O lote ainda é o utilizado pelos profissionais do Lacen-MS (Laboratório Central). Na sexta-feira, mais 120 kits serão enviados pelo governo Federal ao Estado. O Estado registrou 7 casos confirmados da doença.
Cristine lembrou que o processo é burocrático, mas que os profissionais do laboratório estão trabalhando 24h para realização dos exames de forma mais eficaz possível.
Particular – A rede particular enfrenta problemas para aquisição de teste. Em nota, a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul) admitiu a dificuldade de aquisição de kits no mercado e ressaltou que o problema é em todo País.
“A alta gestão da Cassems está em trabalho incansável para superar as dificuldades, priorizando atendimento médico de qualidade, com protocolo baseado nas orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia e do Ministério da Saúde”.
A Unimed Campo Grande não respondeu sobre a disponibilidade dos kits para os pacientes, e apenas afirmou que “tem como política atender todas as normas e determinações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar com o objetivo de oferecer assistência à saúde de alta qualidade e com total segurança aos seus beneficiários”.