Audiência no Procon substitui viagem a Maceió que celebraria amizade
Em audiência, empresa explica que somente poderá ressarcir consumidores após recuperação judicial
Júlia e Ana Paula esperavam celebrar a amizade em viagem para Maceió (AL), planejada há meses. No entanto, o sonho foi frustrado com cancelamento das passagens compradas por meio da agência 123 Milhas. Hoje, passaram por audiência de conciliação no Procon, uma das dezenas agendadas a partir de agora, na tentativa de garantir o ressarcimento ao consumidor.
“Nós nos organizamos para viajar na mesma data, sendo que cada um tem emprego diferente, foi bem difícil”, contou a atendente de RH, Júlia Esquiau dos Santos, 24 anos. Esta tarde, foi ao Procon acompanhada de Ana Paula Lopes, 23. Elas e uma terceira amiga participariam da viagem. Elas falaram sobre o que aconteceu, mas preferiram não ter imagem divulgada.
O destino delas seria Maceió, de 20 a 28 de novembro. As jovens disseram que pagaram cerca de R$ 1 mil por passagem, comprada por meio da agência 123 Milhas. Além disso, também desembolsaram cerca de R$ 3 mil na reserva da hospedagem.
Júlia disse que foi avisada por amigo dos problemas envolvendo a empresa. Em agosto, a 123 Milhas anunciou a suspensão de pacotes e emissão de passagens da linha promocional “Promo”, o que atingiu viagens contratadas, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.
No fim de agosto, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte (MG). Sendo aceito, a companhia consegue evitar a cobrança de dívidas e ganha tempo para organizar um plano de pagamento.
Enquanto a empresa tenta resolver a situação financeira, as amigas viram o plano cair por terra. Mas, na tentativa de contornar o prejuízo, recorreram ao Procon ainda em agosto.
Antes dela, havia uma audiência marcada, mas que foi cancelada pois o cliente interessado não compareceu. Depois da audiência de Júlia, outras duas pessoas estavam agendadas para conciliação.
As reuniões estão sendo realizadas em videoconferência. Nas audiências de hoje, nenhum representante da 123 Milha compareceu e nova audiência no caso de Júlia foi marcada, para dia 24 de novembro.
Somente em Campo Grande, foram registradas 248 reclamações de consumidores impactados pela suspensão de pacotes de viagem e passagens aéreas da linha promocional vendidos pela empresa.
A força-tarefa mobilizada pelo Procon/MS tem como objetivo acelerar o atendimento às demandas. De acordo com o secretário-executivo, Antonio Jose Angelo Motti, a medida visa dar uma resposta aos consumidores que procuraram a instituição desde o período de suspensão dos serviços com datas flexíveis comercializados pela empresa.
Em resposta a questionamentos encaminhados pelo Procon/MS, a 123 Milhas destacou que “os pagamentos aos credores/consumidores dependem do plano de recuperação judicial”. Somente nos meses de agosto e setembro, foram registradas 248 reclamações de consumidores impactados pela suspensão de pacotes de viagem e passagens aéreas da linha promocional vendidos pela empresa.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.