ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Casal publicou documentos para casar, antes de noivado acabar em feminicídio

Registro feito por Caio Nascimento e Vanessa Ricarte foi publicado em janeiro no Cartório do 2º Ofício

Por Silvia Frias | 14/02/2025 12:52
Casal publicou documentos para casar, antes de noivado acabar em feminicídio
Documento foi publicado no jornal dos cartórios de registro no Brasil (Foto/Reprodução)

Documento emitido pelo Cartório do 2º Ofício de Campo Grande atesta que o músico Caio Cesar Nascimento Pereira, 35 anos, e Vanessa Ricarte, 42 anos, formalizaram início do processo de habilitação do casamento.  Antes de oficializar a união, a relação abusiva terminou com a morte dela, assassinada a facadas, no que se tornou o segundo caso de feminicídio em Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O músico Caio Cesar Nascimento Pereira, 35, e Vanessa Ricarte, 42, iniciaram o processo de habilitação para casamento em Campo Grande, conforme documento do Cartório do 2º Ofício. No entanto, a relação terminou tragicamente com o assassinato de Vanessa, vítima de feminicídio. O relacionamento, que durou pouco mais de quatro meses, era abusivo, um padrão repetido por Caio em outras relações. Ele possui histórico criminal por violência doméstica e ameaças, inclusive contra a própria mãe. A situação de abuso foi agravada pelo uso de drogas por parte de Caio.

Vanessa morreu na quarta-feira (12). Ela havia denunciado o ex-noivo na Polícia Civil e conseguiu medida protetiva. Ao voltar para casa e buscar os pertences, acabou sendo atacada por Caio, com três facadas no tórax e morreu na Santa Casa.

O edital de proclamas foi publicado no dia 29 de janeiro deste ano. O documento consta no jornal oficial dos cartórios de registro civil.

Casal publicou documentos para casar, antes de noivado acabar em feminicídio
Velório de Vanessa Ricarte foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores (Foto: Juliano Almeida)

Não há informação se alguma data chegou a ser agendada. Pela Lei de Registros Públicos (6015/73), caso a documentação estivesse em ordem, o oficial de registro poderia expedir o certificado de habilitação para casamento em prazo de até cinco dias, a partir da afixação/publicação do edital de proclamas.

Antes disso, a relação de pouco mais de quatro meses se mostrou abusiva e excessiva, um padrão que o músico repetiu com outras mulheres.

Ontem, o Campo Grande News relatou a história de administradora de empresas, de 40 anos, que foi perseguida por ele durante três meses, mesmo sem ter tido qualquer relacionamento com ele. Foram centenas de mensagens enviadas por SMS, depois que ele foi bloqueado das redes sociais.

Casal publicou documentos para casar, antes de noivado acabar em feminicídio
Caio Nascimento foi preso pela morte de Vanessa e tem longa ficha criminal, com caso de violência doméstica (Foto/Arquivo)

A situação só se resolveu com a intervenção de amigo que acionou a PM (Polícia Militar).

Caio Nascimento tinha histórico violento, acumulando extensa ficha criminal por ameaça, todas no âmbito da violência doméstica, além de constar diversos pedidos de medidas protetivas de ex-companheiras e da própria mãe.

A reportagem do Campo Grande News apurou que houve discussão por conta do uso de drogas do músico. Caio, então, pegou uma faca e ameaçou a mãe, que correu junto de outra filha. Na ocasião, as duas buscaram refúgio na casa de familiares e depois acionaram a polícia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias