Defesa contesta que amigo abandonou Vanessa e diz que ele também é vítima
O advogado Pablo Arthur Buarque enfatizou que Joilson também está sendo tratado como vítima no inquérito
A defesa de Joilson Francelino e da família da jornalista Vanessa Ricarte, esteve na tarde desta quinta-feira (13) na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) para acompanhar a oitiva de uma testemunha cuja identidade não foi divulgada. O advogado Pablo Arthur Buarque Gusmão enfatizou que Joilson também está sendo tratado como vítima no inquérito, uma vez que Caio Nascimento Ribeiro tentou matá-lo após esfaquear Vanessa. Por essa razão, Caio é investigado não só por feminicídio, mas também por tentativa de homicídio.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A defesa de Joilson Francelino, envolvido no caso do feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte, esteve na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher para acompanhar o depoimento de uma testemunha. Joilson é tratado como vítima, pois Caio Nascimento Ribeiro, após esfaquear Vanessa, tentou matá-lo. O advogado Pablo Gusmão contesta a versão policial de que Joilson teria deixado Vanessa sozinha, afirmando que ele saiu para atender um telefonema. O caso ocorreu quando Vanessa foi buscar pertences na casa de Caio, que a atacou. Caio, com histórico de violência doméstica, foi preso em flagrante.
Pablo também contestou a versão de que Joilson teria deixado o local no momento do crime. Segundo o advogado, ele não abandonou Vanessa, mas apenas saiu para atender um telefonema de uma pessoa com quem estava conversando previamente. "Em momento algum ele deixou Vanessa sozinha", afirmou.
Ele reforçou que Joilson alertou sobre o comportamento suspeito de Caio e tentou manter contato com uma testemunha por mensagem sobre a situação. "No momento em que ele foi atender o telefone, Caio desferiu os golpes em Vanessa e, em seguida, tentou matar Joilson também, mas por fatores alheios, não conseguiu finalizar o segundo delito, que seria um homicídio", completou o advogado.
Sobre a oitiva realizada na tarde de quinta-feira, Gusmão afirmou que prefere manter sigilo, uma vez que ainda há diligências e evidências a serem analisadas para não prejudicar as investigações.
O crime - O caso ocorreu na tarde de quarta-feira (12), quando Vanessa Ricarte foi até a casa onde morava com Caio para buscar seus pertences. Com medo do ex-noivo, pediu a companhia de Joilson. Ao encontrá-lo, Caio inicialmente conversou de maneira tranquila, mas em determinado momento passou a agredir a jornalista. Vanessa foi atingida por três facadas na região do coração e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Testemunhas relataram que ouviram gritos e um homem esmurrando a porta. Um vizinho de 60 anos contou que Caio ainda tentou atacá-lo com a faca antes de fugir. Vanessa morava na região havia três anos, e, segundo vizinhos, discussões e brigas entre o casal não eram frequentes, mas ocorriam ocasionalmente.
Caio foi preso em flagrante e resistiu à prisão, mas acabou contido e levado à Deam. O músico já possui pelo menos 11 registros de violência doméstica, incluindo um contra sua própria mãe.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.