Enquanto médicos largam plantões, há equipes elogiadas por atender bem
Moção cita cinco unidades de saúde e uma técnica de enfermagem; Reconhecimento foi publicado no Diogrande desta quarta-feira
Equipes que trabalham e atendem com atenção as pessoas que procuram os postos de saúde receberam nesta quarta-feira (26) moções de elogio. O ato foi publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), em meio a um período marcado por investigação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) com relação a abandono de plantões por parte de médicos.
São seis moções de elogio para unidades e profissionais de saúde. Nos textos, a prefeitura registra a Moção de Elogio a equipe médica pela "valiosa atuação com extrema competência a todos que aguardavam atendimento".
Em começo conturbado com a classe médica, principalmente pela dificuldade em preencher todos os plantões nas unidades de saúde, a atual administração da Prefeitura de Campo Grande, por outro lado, demonstra reconhecimento aos profissionais.
O chefe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marcelo Vilela, diz que a escolha das unidades é feita com base nas informações repassadas pela população através da ouvidoria. "População que manda para a ouvidoria e é feita essa moção de elogio", destacou.
As unidades citadas são as UPAs (Universidade de Pronto Atendimento) dos bairros Universitário, Santa Mônica e Coronel Antonino; UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Caiçara; Caps III (Centro de Atenção Psicossocial III) do bairro Aero Rancho e também tem a técnica de enfermagem do UBS do bairro Estrela do Sul, Gleiciane Andrea Marques Robaina. Ao todo são 403 servidores nas unidades elogiadas.
Chefe do setor de recursos humanos da Sesau, Arnaldo Oliveira explicou que está foi a primeira vez que a gestão fez um elogio público para os profissionais de saúde. Até então, as equipes da ouvidoria municipal iam nas unidades e passavam as informações da população.
"Tínhamos feito algumas considerações pontuais, vamos nas unidade e falamos. Agora queremos tornar publico", ressaltou.
Ele disse ainda que quando uma pessoa liga na ouvidoria, os telefonistas retornam a ligação confirmando o elogio. "Faz uma outra ligação para saber se ela ligou mesmo, depois faz um levantamento do que estão falando sobre aquela unidade e assim fizemos o elogio", disse.
Arnaldo disse que da mesma forma como são feitos elogios, os telefonistas também recebem críticas. Os dados colaboram para escolha das visitas técnicas realizadas pela secretaria.
Serviço - Para entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura de Campo Grande basta ligar no 156 e para falar com o setor da Sesau pode ligar no 3314-9955.