“Escada da esperança” é presente emocionante para pacientes em hospital
Espaço emociona paciente com mensagens positivas em hospital
O HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão) inaugurou nesta sexta-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, um espaço que emocionou Tereza Teodózio, de 56 anos, que há 20 luta contra o câncer. A “Escada da Esperança” fica em frente à porta principal da unidade de saúde e dá acesso ao centro cirúrgico e à ala de internação do hospital.Feita de frases de otimismo e esperança, serviu como “empurrão de ânimo” para Tereza.
“Na hora em que eu olhei para a escada, percebi algo diferente. Como eu só tenho 10% da visão, tirei uma foto e ampliei para ler. Me deu uma emoção! Eu até pedi para tirarem uma foto minha na escada. Isso deu mais um incentivo pra minha vida”, conta emocionada a paciente.
Ela tem câncer na glândula salivar parótida, uma das estruturas localizadas na cavidade bucal responsáveis pela produção de saliva, e há quatro anos e meio passa por tratamento no Alfredo Abrão. Duas vezes ao mês ela se desloca do Aero Rancho para receber tratamento. “Tem essa frase ‘vamos vencer’: eu creio nessa frase! Tem também ‘estamos juntos’, e estamos mesmo, todo mundo aqui está junto e isso é muito bonito. Receber essas palavras foi como ganhar um empurrão de que vai dar tudo certo, e isso acalma o meu coração”, compartilha Tereza.
Devido à pandemia de covid o hospital não está realizando eventos, é uma normativa para proteger os pacientes. Então, a decoração da escada foi a forma que encontraram para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer.
“É muito importante reforçar o otimismo nesse momento tão delicado da vida dos pacientes que estão em busca da cura. Nosso desejo é que essa mensagem de otimismo seja multiplicada e que tenham esperança e fé de que a cura é possível. As frases traduzem todos os desejos da nossa equipe para os pacientes”, explica Eduardo Ferzeli, diretor do hospital.
“Os dizeres ficarão permanentemente ali para que, ao subirem os degraus, as pessoas em tratamento, seus familiares e os membros da equipe possam absorver palavras de ânimo e sentimento de esperança”, conclui o gestor.
Números do hospital - Em 2021, o HCAA realizou mais de 80 mil procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com uma média de 3.800 consultas por mês, totalizando 45.600 consultas no ano. Só de cirurgias, a média foi de 388 procedimentos ao mês, totalizando 4.656 cirurgias em 2021.