ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 34º

Capital

Homem que matou vizinho a facadas é condenado a 6 anos de prisão

Alexandre Toledo Bezerra foi assassinado em março de 2021 durante discussão com Vinicius Carvalho Alves

Por Ana Paula Chuva | 01/08/2024 14:09
Vinícius sentado no banco dos réus durante julgamento hoje (Foto: Antonio Bispo)
Vinícius sentado no banco dos réus durante julgamento hoje (Foto: Antonio Bispo)

Pouco mais de três anos depois de matar o vizinho a facadas, Vinícius Carvalho Alves sentou no banco dos réus da 1ª Vara do Tribunal do Júri e acabou condenado a 6 anos de prisão pelo crime. Alexandre Toledo Bezerra foi assassinado a facadas no dia 20 de março de 2021 na Rua Minuano, Bairro Marcos Roberto, em Campo Grande, durante uma discussão. O julgamento aconteceu nesta quinta-feira (1º).

De acordo com a denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a vítima e o autor eram vizinhos e no dia do crime Alexandre teria ficado agitado e dizendo coisas desconexas após ingerir bebidas alcoólicas. Na ocasião, ele encontrou com Vinícius no meio da rua e os dias começaram a discutir.

Em seguida, entraram em luta corporal até que Vinícius foi em sua casa e pegou uma faca. Ele voltou e desferiu os golpes contra Alexandre que ficou caído no local. Outros moradores acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas a vítima não resistiu e morreu no local.

Quatro dias depois, Vinícius se apresentou na 5ª Delegacia de Polícia Civil e confessou ter esfaqueado o vizinho. Em depoimento, ele afirmou que a intenção era apenas se defender das agressões praticadas pela vítima. Ele estava acompanhado da advogada e contou que após o crime foi para a casa de familiares.

Ainda em seu relato, ele afirmou que não tinha desavenças com Alexandre, mas que no dia do crime o primo da vítima foi até Vinícius pedindo socorro, pois o rapaz estaria muito alterado e havia quebrado algumas coisas em sua residência. O autor foi até o local e encontrou o vizinho em uma rua sem saída.

Vinícius afirmou no depoimento que Alexandre já estava com uma lesão no rosto e tinha sangue seco na sobrancelha. Quando se aproximou da vítima, o vizinho tentou agredi-lo. Com isso, ele se afastou, no entanto, o homem segurou sua corrente e continuava tentando bater nele.

O autor então foi se esquivando até chegar em frente da sua casa e pediu que dois amigos, um deles primo da vítima, segurasse Alexandre. Ele chegou a dizer que o vizinho deu um tapa no rosto de sua esposa que estava grávida e então decidiu pegar uma faca e retornou para o local.

Neste momento, Alexandre teria ido em sua direção dizendo “Eu sou o capeta. Eu vou te matar”, batendo com as mãos no peito. Vinícius então deu um golpe de faca no vizinho que continuou tentando agredi-lo. Por isso ele deu mais uma facada e depois saiu do local, mas não lembrava onde estava o objeto usado no crime.

Hoje ele passou por julgamento e a defesa sustentou as teses de absolvição por legítima defesa, reconhecimento de causa especial para diminuição da pena. No entanto, por maioria de votos o Conselho de Sentença decidiu pela condenação de Vinícius por homicídio doloso simples. O juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida o sentenciou então a 6 anos de prisão em regime fechado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias